• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A surpreendente relação entre Einstein e o Ceará

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      28/06/19 às 19h24

O município de Sobral, na Região Norte do Ceará, celebrou no último mês os 100 anos do eclipse solar total. Esse fenômeno resultou na comprovação da teoria da relatividade geral, proposta pelo físico alemão Albert Einstein. Em questão de minutos, enquanto a manhã de 29 de maio de 1919 escurecia na cidade, víamos uma nova concepção de tempo, espaço e gravidade para o mundo. Ao contrário do que defendia Isaac Newton, a teoria de Einstein previa que a velocidade da luz era a única constante do universo. O fenômeno no município de Sobral permitiu que um grupo de cientistas comprovasse a teoria da relatividade geral. Isso fez com que uma das maiores revoluções da história da ciência fosse consolidada. Temos, então, uma impressionante relação entre Einstein e o Ceará.

Meses depois do fim da Primeira Guerra Mundial, a façanha fez com que o físico se elevasse para a fama mundial. "Alguns cientistas dizem que o anúncio dos resultados do experimento feito nesse eclipse foi um dos maiores momentos da ciência", disse o físico Luis Carlos Bassalo Crispino para a BBC News Brasil. Ele é da Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo o autor de artigos sobre o episódio.

O momento ideal para se confirmar ou refutar uma curvatura da luz - ação da gravidade - seria durante um eclipse solar total. Ao longo dele, é possível visualizar o posicionamento das estrelas próximas ao Sol. O fenômeno daquele 29 de maio poderia ser visto em Sobral e na Ilha do Príncipe, considerando a posição geográfica. Por isso, cientistas ingleses, americanos e brasileiros de outros estados se sentiram impelidos ao Ceará.

O fenômeno Einstein

Nos anos seguintes, a relatividade geral de Einstein permitiria a formulação da teoria do Big Bang. Inclusive, foi criado um ramo especial da astrofísica - cosmologia física - apenas para estudar esse tema. As ideias do alemão também permitiram que os cientistas desenvolvessem a ideia dos buracos negros. Subsequentemente, ao longo de variados estudos, desvendaram e trouxeram o funcionamento do sistema de GPS à tona.

Em sua teoria, Einstein afirmava que o espaço e o tempo formam juntos uma espécie de tecido que conforma tudo ao nosso redor. Assim, por sua vez, esse tecido pode se curvar de acordo com a massa dos corpos. As curvaturas explicam a gravidade, o movimento dos planetas e estrelas no espaço, a existência dos buracos negros e a formação de todo o universo.

"Filosoficamente, a relatividade geral foi quase tão importante quanto a ideia de Copérnico de que a Sol, e não o Terra, estava no centro do universo. Ela revolucionou completamente a maneira como os cientistas deveriam pensar sobre o funcionamento do mundo ao seu redor. As coisas ficaram mais complexas", disse Teresa Wilson para a BBC News Brasil. Ela é física do Observatório Naval dos Estados Unidos.

A relação entre Einstein e o Ceará

No interior do Ceará, o dia amanheceu nublado e até com chuviscos. Porém, pouco antes do eclipse ocorrer, o vento levou as nuvens para longe. O céu finalmente ficara limpo e pronto para "receber" o fenômeno que mudaria o que entendemos sobre ciência. O momento tão aguardado foi registrado por câmeras fotográficas, acopladas nos telescópios dos cientistas recém-chegados em Sobral.

Após meses de complexos cálculos, confirmaram-se as suspeitas de Einstein. "Foi notada uma sutil diferença na posição das estrelas, devido à massa do Sol, que mudaria o percurso da luz ao redor dele", explica o diretor técnico-científico do Museu do Eclipse e do Planetário de Sobral, Emerson Ferreira de Almeida, para o G1.

A comunidade científica, em novembro daquele mesmo ano, anunciou a veracidade nos fundamentos da Teoria. O fato contribuiu para o reconhecimento dos estudos de Einstein, assim como a consagração de sua carreira. "A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil", declararia posteriormente. A relação entre Einstein e o Ceará é mais do que uma curiosidade: é um marco histórico.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+