• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Teste de Szondi: encontre seu ''eu'' oculto

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      09/10/19 às 19h10

Os testes psicológicos têm se tornado bastante populares na internet. Isso porque as pessoas, que participam deles, acabam se deparando com situações controversas, nas quais precisam decidir algo importante ou imaginar um cenário hipotético. E o mais interessante deles, é que não existe uma resposta certa para as perguntas apresentadas. E cada uma das respostas dizem algo a seu respeito.

Um dos testes projetivos mais curiosos da psicologia é o teste de Szondi. Ele também é conhecido como a análise do destino humano. Ele foi criado em 1935, com o objetivo de conseguir informações sobre a personalidade e os instintos mais profundo das pessoas.

A técnica, usada nesse teste, é bastante simples. A pessoa tem que escolher um rosto, com base nas perguntas que lhe são feitas. O teste não tem validade científica e é baseado em um predeterminismo genético, pouco objetivo.

A base dessa ferramenta consiste na ideia de que muitas escolhas, que fazemos, se relacionam com certos processos reprimidos, com dimensões que escolhemos esconder na fase da infância.
O criador do teste foi um psicanalista húngaro renomado, chamado Leopold Szondi. Ele também era psicopatologista e professor de psicologia. Ele estava, por anos, à altura de Sigmund Freud e Carl Jung.

Teste

O teste de Szondi usa a fotografia como um método de diagnóstico. O teste usa 48 cartões, organizados em seis séries de oito pessoas. As fotografias utilizadas são de pessoas que sofrem de transtornos mentais.

A ideia que Szondi tinha era a de que as pessoas escolheriam imagens ou os traços faciais, que mostrariam um transtorno ou problema parecido com o que elas mesmas teriam. Ele acreditava que os impulsos, reprimidos, aflorariam quando as escolhas fossem feitas.

Esse teste pode ser aplicado em crianças a partir dos cinco anos de idade e em adultos individualmente ou em grupo. A forma como ele é feito é bastante simples. É perguntado ao paciente coisas como: com qual dessas pessoas você viajaria? De quem você seria amigo/a? Qual dessas pessoas parece ser mais simpática para você? E a mais antipática?

Depois disso, um cartão, com oito fotografias, é apresentado. Então, o paciente tem que dar uma resposta rápida e escolher alguma foto. Cada uma revelará uma coisa diferente. Então, se você quer fazer esse teste, escolha um dos rostos abaixo e veja depois o que cada um deles quer dizer a respeito de você.

1 - Sádico

Se você escolheu a primeira imagem, provavelmente, é porque você reprime experiências autoritárias, necessidade de dominar e algumas más intenções, que fizeram parte de sua infância. Se essa foi sua escolha, pode ser porque você guarda, em seu subconsciente, memórias onde você foi ofensivo ou humilhou outras pessoas. Hoje em dia, você é inofensivo e pacífico, sempre disposto a ajudar os outros. Por outro lado, quando você não quer algo, cria quantos obstáculos forem necessários (por exemplo, estar atrasado para o trabalho ou fingir que está de mau humor). Quando você tem que se defender, é uma pessoa muito resistente. Além disso, sua rebeldia é algo muito cansativo pra quem tem problemas com você.

2 - Epiléptico

Algumas doenças mentais podem estar associadas a problemas cerebrais (às vezes, podem ocorrer no caso da epilepsia). Alguns diagnósticos citam características tais como impulsividade, irritabilidade, explosões de raiva e agressão. Se a imagem deste homem de cabeça grande causou medo em você, o mais provável é que você reprimiu algumas dessas características, em seu subconsciente, quando ainda era criança. Já que você negou alguns de seus sentimentos na infância, agora, você é uma pessoa tranquila, da paz e super amiga. Além disso, você passa a impressão de que tem tudo sob controle. Suas emoções são estáveis ??e, facilmente, você se relaciona com outras pessoas.

3 - Catatônico

Algumas características, que têm relação com este transtorno mental, são a imaginação extremamente fértil, negativismo e um grande conhecimento das coisas. Se este homem sorridente lhe deixou com medo, o mais provável é que você tenha reprimido hiperatividade, quando era criança. Você enviou essa sua característica para seu subconsciente, senão iria perder a noção de realidade. Por causa da negação, você não gosta de mudanças e começou a ter comportamentos estereotipados. Talvez, você seja o tipo de pessoa tímida e indiferente, que tem dificuldade em se adaptar a novas situações. O maior medo de sua vida é perder o autocontrole e você pode acabar sendo uma pessoa muito rígida, que fica sempre na defensiva e que nunca quer se desviar dos "códigos de conduta".

4 - Esquizofrênico

Você escolheu a foto da mulher com esquizofrenia? A personalidade de pessoas que têm esse tipo de doença inclui muita apatia, pensamentos sem coerência e emoções confusas. Se a expressão do rosto dessa mulher lhe deu medo, talvez, você tenha emoções reprimidas de indiferença com os outros. E guarde em seu subconsciente eventos ruins que aconteceram quando você era criança. Mesmo com esses sentimentos escondidos, você é uma pessoa muito amigável, que gosta de conversar e de sempre ter alguém por perto. No entanto, no fundo, você ainda se sente sozinho, podendo até achar que seus amigos são superficiais.

5 - Histérico

Algumas características de pessoas histéricas incluem emoções superficiais e instáveis. Geralmente, são pessoas narcisista e que gostam de se exibir. Se esta senhora misteriosa, de olhos cansados, lhe causou arrepios, talvez, você tenha reprimido muitos sentimentos quando era criança, como um grande desejo de ser sempre o centro das atenções e uma enorme necessidade de aprovação. Você negou tanto esses sentimentos que se tornou uma pessoa humilde e que tem um universo particular. No entanto, a verdade é que, por trás da pessoa quieta e tímida, tem alguém que quer muito conquistar a simpatia dos outros. Você é uma pessoa muito cuidadosa com seu visual e com seu comportamento. Por exemplo, seus looks, sempre bem produzidos, costumam chamar atenção e despertar a admiração dos outros. Além disso, você faz parte de um grupo de pessoas que costumam ter profissões ou paixões extravagantes.

6 - Depressivo

As características mais marcantes da depressão são a falta de autoestima, sentimentos de inferioridade e culpa. Se você sentiu medo ou raiva, ao ver a fotografia dessa pessoa, talvez, seja porque você é alguém deprimido e que faz de tudo para controlar os seus sentimentos. As pessoas podem até ter a impressão de que você é uma pessoa muito alegre e despreocupada, já que você parece estar sempre pra cima, otimista e confiante. Por outro lado, às vezes, você pode sentir raiva e até melancolia (a síndrome do palhaço triste). O mais provável é que você tenha reprimido esses sentimentos, para tentar ajudar aqueles que estão ao seu redor. Ou até para tentar encontrar a solução de seus problemas.

7 - Maníaco

Algumas características das pessoas maníacas são extroversão, super estimulação, super estimação de si e desperdício de dinheiro. Se o rosto deste homem assustou muito você, provavelmente, o seu subconsciente carrega emoções tão grandes que, se você não conseguir se controlar, poderá acabar se tornando um místico fanático. Por negar essas emoções, você acaba se comportando de um jeito completamente oposto. Sendo uma pessoa que, acima de tudo, não provoca os outros com o seu comportamento. Detesta barulho e qualquer excesso, em todas as áreas da vida. Você é o melhor exemplo de pessoa discreta e moderada, passando uma impressão de sempre estar com tudo sobre controle.

8 - Transtorno dissociativo de identidade

Este tipo de personalidade possui características como grande desejo de viver e ser aceito por pessoas do sexo oposto. Se por algum motivo, você sentiu que esse jovem pode ser alguém perigoso, é possível que, quando criança, você reprimiu um problema (ou mais) em relação à sua identidade de gênero. Se o seu mecanismo de defesa funciona, você tende a confirmar fortemente o seu gênero biológico. Neste caso, o seu comportamento, sua personalidade e sua aparência estão focados em torno da noção, de afirmar para a sociedade, o seu gênero biológico.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+