• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Todas as pessoas humildes têm esse mesmo traço de personalidade

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      22/10/19 às 10h50

A humildade é uma qualidade bastante apreciada pelos seres humanos. Ser humilde e entender que estamos em constante evolução e aprendizado é uma maneira de demonstrar sabedoria e experiência de vida. Mas engana-se quem pensa que humildade é a mesma coisa que baixa autoestima.

É importante sermos humildes, mas também nunca perdermos a noção do quanto valemos e não deixar que as pessoas se aproveitem disso. E assim como a maioria dos grupos, pessoas sempre compartilham alguma característica em comum.

Os psicólogos conseguiram identificar uma característica que pode ser compartilhada por aquelas pessoas que são verdadeiramente humildes. Essa característica é chamada de "não-direito hipo-egóico".

As pessoas que possuem essa característica acreditam que suas qualidades positivas e as coisas que elas conseguiram na vida não as dão o direito a qualquer tipo de tratamento especial.

Mas isso não quer dizer menosprezar os seus feitos ou os pontos fortes. E por isso é como se fosse uma nova visão da essência da humildade.

De acordo com os pesquisadores Chloe Banker e Mark Leary, que são psicólogos da Universidade Duke, viram que a humildade é de interesse particular por causa de suas ligações com "uma série de resultados psicológicos e interpessoais desejáveis". Do mesmo jeito que o ego excessivo pode levar a uma variedade de problemas pessoais e sociais.

Mas chegar a um consenso científico sobre os fundamentos é difícil já que humildade tem uma definição bastante solta. Não há muito como medi-la e alguma coisa que caracterize todas as pessoas humildes.

Estudo

Nesse estudo em específico, os pesquisadores fizeram 419 pessoas descreverem características pessoais e realizações das quais eles mais se orgulhavam. E depois disso, tinham que as comparar com as das outras pessoas.

Eles também foram convidados a avaliar, como eles achavam que as outras pessoas tinham que tratá-las. Tudo isso, baseado no que eles tinham feito em suas vidas e no tipo de pessoas que eles eram.

E por último, eles foram medidos com relação a certos traços sociais como humildade, autoestima, narcisismo, interesse próprio e direitos psicológicos.

Como resultado, a pesquisa viu que aqueles que tiveram alta pontuação em humildade, não eram diferentes de ninguém, em termos de quão importantes elas consideravam suas realizações e seus traços de personalidade atraentes.

Característica

A diferença estava em como eles pensavam o tratamento especial, a que tinham direito ou então não tinham.

"Todo mundo que estudou humildade concorda que as pessoas humildes provavelmente se vêem com mais precisão do que as pessoas comuns. Então elas sabem que são boas no que quer que sejam", disse Leary.

"A característica central que caracteriza as pessoas humildes, na minha opinião, é o 'não-direito hipo-egóico'. Elas não pensam que têm o direito de serem tratadas como pessoas especiais por suas realizações ou características positivas", continuou.

Isso quer dizer, em outras palavras, que independente se você for uma pessoa, que fez várias coisas, isso não te dá o direito de se considerar diferente do resto das pessoas.

Os pesquisadores também levaram em consideração a questão de porque o "não-direito hipo-egóico" leva a comportamentos que são associados à humildade. E um estudo mais aprofundado também conseguiria responder à pergunta de porque a humildade é valorizada em nossa sociedade.

"As pessoas humildes reconhecem que, apesar de suas realizações ou atributos especiais, elas são como todo mundo. Com uma série de deficiências, fraquezas, problemas e falhas", disse Leary.

"Portanto, eles não esperam atenção extra, interesse, favores ou tratamento especial de outras pessoas", concluiu.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+