• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Tony Stark ou Reed Richards, quem é mais inteligente?

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      16/08/19 às 17h12

Durante muito tempo, Tony Stark foi referência no quesito genialidade no MCU. Posteriormente, com a adição de novos personagens, fomos descobrindo que existem concorrente à altura. Shuri, por exemplo, foi apresentada ao público em 2018 e não demorou para receber o título de personagem mais inteligente do Universo Cinematográfico Marvel. Sem dúvidas, a jovem é um prodígio. Contudo, vale lembrar que com a expansão no MCU outras mentes intelectuais adentrarão no mundo dos Vingadores. Dentre as mais aguardadas podemos citar Reed Richards, o Senhor Fantástico. As habilidades do líder do famoso quarteto já salvaram o mundo diversas vezes. E um fato curioso, é que Richards e Stark, vivem se desafiando estratégica e intelectualmente. Pensando nisso, consideramos que seria interessante descobrir qual das duas mentes geniais se destacaria no MCU.

Em Vingadores: Ultimato, vimos que, sem Stark, a viagem no tempo não seria sequer viável. O Professor Hulk pode até ter se esforçado, e provavelmente, teria obtido sucesso depois de algum tempo, porém, Tony resolveu essa equação em apenas um dia. Será que, se Richards estivesse nessa missão, ele teria alcançado o mesmo êxito? E quanto às investidas estratégicas para derrotar o Titã Louco? A flexibilidade estratégica de Reed conseguiria encontrar outra saída para além do sacrifício de Tony? É possível que o Senhor Fantástico realmente supere o Homem de Ferro dentro do campo do conhecimento? Para realizar essa comparação, dividimos o processo em 9 tópicos: nível de QI, inimigos inteligentes, invenções, descobertas científicas, habilidades estratégicas, conhecimento tático, formação acadêmica, racionalidade e ameaças defendidas.

QI e desafios intelectuais

Começamos com um empate no Quociente de Inteligência. Embora na Terra-1610, a versão ultimate de Reed Richards tenha tido o QI calculado em 267 (com apenas 16 anos), não há nenhum dado relacionado ao de Tony Stark. Sendo assim, simplesmente consideramos os dois como gênios e tocamos a bola pra frente. Contudo, quando o assunto são inimigos inteligentemente equivalentes, Richards sai disparado na frente. Isso porque, em toda a galeria de vilões do Homem de Ferro, nenhum representa uma real ameaça a ele. Até mesmo nos filmes, foi assim, nos quadrinhos, não é diferente. Em contrapartida, Reed tem como nêmesis o próprio Doutor Destino, uma das maiores mentes do universo Marvel, além de uma das maiores ameaças.

Invenções e descobertas científicas

Se tratando de um universo altamente visual, seja em quadrinhos ou filmes, invenções contam mais que palavras. Até mesmo na vida real, elas são o resultado do exercício de toda teoria e habilidade intelectual que você tem. Embora Reed tenha descoberto a cura para o câncer e criado um veículo para viagens interdimensionais, Tony é um engenheiro incomparável. Além de criar uma fonte de energia infinita, um novo elemento e as armas mais poderosas do universo Marvel, Stark criou sua própria armadura inteligente. Muito além disso, vale lembrar que o primeiro traje do Homem de Ferro foi construído em uma caverna, com um monte de sobras. Portanto, considerando as circunstâncias e a limitação de recursos, Stark sai na frente nessa.

Enquanto, na engenharia, Stark é imbatível, nas outras áreas da ciência, o prêmio vai para Richards. Reed criou o portal para Zona Negativa, que temos comentado bastante por aqui. Além disso, ele fez descobertas inimagináveis para os cientistas ainda hoje em dia.

Habilidades estratégicas e conhecimento tático

No quesito estratégico, ambas as mentes podem impressionar qualquer adversário. Stark já chegou a vencer Richards no xadrez (duas vezes). Contudo, sua tendência a ignorar consequências acaba prejudicando o bom andamento dos planos. Em contraste com as atitudes temperamentais de Stark, temos a calma e sensatez de Richards. Os planos do cientista são ponderados por um longo prazo, e seu controle emocional favorece a infalibilidade de suas técnicas estratégicas.

Por outro lado, sendo dono de uma das maiores empresas de armas dos Estados Unidos e um mestre na fabricação de armaduras inteligentes, Tony Stark é a pessoa certa para investidas diretas. Sua armadura é praticamente um canivete suíço e pode lidar com qualquer imprevisto. Até mesmo quando está em conflito com adversários desonestos, Stark fica à frente. Logo, na hora do improviso e esperteza, ninguém melhor que Tony.

Formação acadêmica e racionalidade

Para os dois personagens, ir para a universidade é um passeio no parque. Tony, por exemplo, já tinha dois diplomas do MIT, aos 17 anos. Porém, Richards ingressou no Instituto de Tecnologia da Califórnia com apenas 14, e após se formar, estudou em universidades de prestígio, como Harvard, MIT e, até mesmo, na Universidade de Viena. Quando se deu conta, Reed já era especializado em todos os campos científicos.

Além de se dedicar mais aos estudos, Reed é também mais racional. Tony é um gênio passional, se submetendo à muitas de suas emoções e cometendo erros por isso. Um bom exemplo desse tipo de situação foi quando o Quarteto Fantástico derrotou Galactus. O Homem de Ferro e o Capitão América quiseram destruir o vilão. Porém, Richards explicou que a entidade era uma força da natureza e que seu desaparecimento provocaria um desequilíbrio universal. Assim, ele dissuadiu os companheiros e ainda convenceu Galactus a deixar a Terra longe de suas próximas refeições.

E o Prêmio Nobel da Fatos Nerd vai para...?

Além de todos os quesitos apresentados anteriormente, fizemos questão de adicionar as ameaças defendidas por ambos os personagens. Avaliar atos de heroísmo não é fácil. Ainda mais levando em consideração que, recentemente, vimos Stark se sacrificando, em prol do universo. Porém, como tentamos ser os mais imparciais possíveis, temos que admitir que Richards já enfrentou ameaças potencialmente mais perigosas e superiormente notáveis. Obviamente, nenhum dos dois teria obtido sucesso, sem o auxílio de suas respectivas equipes. Todavia, o sucesso de Richards está conciliado com todas as suas qualidades anteriores. Diante desse levantamento, pudemos concluir que Stark é um adversário inegavelmente à altura, mas é Richards quem leva o título. Não é algo para deixar os fãs do Homem de Ferro desapontados. De fato, há poucos indivíduos, que podem superar o Senhor Fantástico nessa categoria, e eles basicamente são seus filhos.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens Marvel
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+