icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Três estados brasileiros poderão ver um eclipse solar em fevereiro

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 08/02/18 às 17h46

capa do post Três estados brasileiros poderão ver um eclipse solar em fevereiro

Pois bem, caros leitores da Fatos Desconhecidos, no mês passado fizemos uma matéria mostrando os melhores eventos astronômicos que acontecerão em 2018. Na matéria, citamos que no dia 15 de fevereiro, teremos um eclipse solar e que poderá ser visto do Brasil.

O evento vai poder ser visto apenas do hemisfério sul do planeta Terra. Bom, como citamos, poderá ser visto do Brasil, mas a má notícia é que só poderá ser visto por apenas três estados do nosso país. A parte mais visível será a inabitada Antártida. Lá, a costa do continente, que é virada para a América do Sul, a luz solar será 49% bloqueada pela lua. Mas de quais estamos poderá ver esse eclipse solar? A gente conta para vocês.

Eclipse solar dia 15 de fevereiro

Por aqui, a cidade que terá a melhor visualização será a cidade de Chuí, que fica na fronteira do estado do Rio Grande do Sul e Uruguai. Em Chuí o bloqueio solar vai ser de 8,25%. O estado do Rio Grande do Sul Inteiro poderá ver o eclipse, inclusive a capital Porto Alegre (bloqueio solar de 4,20%).

Já em Santa Catarina, quanto mais você estiver a sudeste, melhor poderá ver o fenômeno. Na capital do estado, por exemplo, o bloqueio solar será de apenas de 0,20%.

Já no Paraná, só o extremo oeste vai ser privilegiado com o eclipse solar. Em Foz do Iguaçu o bloqueio será igual o de Florianópolis, de apenas 0,20%. Vale lembrar que o início do evento astronômico será as 19h49 e o término às 20h09.

Mas e você, preparado para ver o evento ou não mora nessas regiões? Se caso não more na região, marque aquele amigo que more por lá aqui nos comentários!


Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest