• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A triste história da primeira modelo do mundo

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      09/01/19 às 17h15

É muito provável que você não conheça Audrey Munson. Entretanto, a sua beleza e sua elegância ainda habitam os lugares mais famosos de Nova York. Ela já foi conhecida como Miss Manhattan e era uma das modelos que todos os artistas queriam para criar suas esculturas. Tanto que, entre 1908 e 1915, muitas esculturas femininas em Nova York foram inspiradas na imagem de Munson.

A modelo também realizava alguns trabalhos como atriz, e foi a primeira estrela do cinema norte americano a aparecer completamente nua, no filme Inspiration (1915). Audrey Munson foi descoberta aos 15 anos de idade caminhando pelas ruas de Nova York com sua mãe, e depois desse dia, sua vida mudaria para sempre.

Ascensão e Glória

A ela foi entregue um cartão e um convite lhe foi feito para comparecer para uma audição onde foi fotografada pela primeira vez. Suas feições, beleza, porte e proporções harmoniosas lembravam esculturas do período greco romano. Após as fotos, Munson foi convidada para modelar para um conjunto de esculturas com musas para o Astor Hotel.

No entanto, momentaneamente, surgiu um impasse: Audrey teria que posar nua. Apesar de assustar um pouco no primeiro momento, Munson e seus familiares não se importaram com a situação. Principalmente pelo dinheiro que ela receberia, que definitivamente ajudou sua família e a permitiu investir em sua própria carreira, que estava apenas começando.

Audrey começou a posar para várias revistas, seu rosto estampava cartões postais, anúncios publicitários, entre outras mídias do início do século XX. Ela era a mulher da moda, da beleza e definitivamente um dos nomes mais comentados da época. Aos 30 anos de idade, a modelo havia alcançado o topo do mundo. Porém, por volta de 1919, as coisas começaram a mudar drasticamente para ela.

Naquele ano, ela estava fazendo teatro, depois que Edward Franklin Albee II havia a contratado. Porém, ele mantinha propósitos obscuros que Audrey não havia percebido inicialmente. Na noite de estreia, Edward foi até seu camarim para cobrar "os favores" que havia lhe feito. Quando compreendeu as intenções do homem, Munson negou veementemente a sua "oferta".

A escuridão

Entretanto, o que ela não sabia é que teria que pagar um alto preço por isso. Todas as portas da cidade foram fechadas para ela e sua vida vida se transformou em um verdadeiro inferno. Críticas da imprensa, perseguições e publicações infames sobre sua vida pessoal começaram a surgir de todos os lados. Um escândalo envolvendo Munson surgiria pouco tempo depois disso.

Um homem, que aparentemente estaria apaixonado pela modelo, teria matado sua esposa por estar apaixonado por ela. Aparentemente, o crime foi motivado por Audrey ter se recusado a se relacionar com o tal homem. A escuridão começou a tomar conta de sua vida e ela chegou a tal ponto de desespero que ela teria tentado o suicídio com pílulas de bicloreto.

Sua tentativa sem sucesso de se entregar a morte, lhe deu apenas uma única saída para tentar continuar sua vida em paz, fugir para o México. Lá, Munson se isolou das pessoas. Sua mãe, temendo que ela pudesse tentar algo novamente contra sua vida, conseguiu uma liminar para que ela fosse internada em um hospital psiquiátrico.

Dessa forma, Audrey passou de seus 39 anos até completar 104, presa em uma instituição de cuidados da saúde mental. Não se sabe exatamente quais condições foram diagnosticadas ou o que realmente foi justificado para que ela nunca mais saísse de tal hospital. Muito provavelmente, aqueles que cuidavam de Munson, ou até mesmo a própria, achassem mais seguro que ela ficasse longe de todos, por trás dos muros altos da instituição.

Seu rosto e seu corpo ainda são uma das imagens mais conhecidas de Nova York. Entretanto, a história por trás das belas esculturas muitas vezes permanece apenas como uma vaga lembrança.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+