icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Tudo indica que um planeta de nosso sistema solar foi destruído

POR Gustavo Camargo EM Ciência e Tecnologia 28/04/18 às 13h45

capa do post Tudo indica que um planeta de nosso sistema solar foi destruído

Em 2008, nosso planeta foi atingido por um meteorito. Ele teria caído no deserto do Sudão em 7 de outubro de 2008, disparando muitas rochas espaciais. Um telescópio o acompanhou enquanto atravessava quilômetros de nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono de carbono. Além disso, seu exterior aquecia enquanto ele viajava pelo ar denso.

Ao contato com a terra, uma explosão se espalhou por 37 quilômetros no solo, jogando vários fragmentos para o ar. Com isso, diamantes que provavelmente se formaram há bilhões de anos dentro de um embrião de um planeta se espalharam pelo local. Essa descoberta forneceu várias informações sobre o início do nosso sistema solar há cerca de 4,4 bilhões de anos.

Mais sobre o Sistema Solar

Os estudiosos coletaram o máximo de vestígios minúsculos dos meteoritos em uma coleção chamada "Almahata Sitta". Esta é a palavra árabe para a "Estação Seis". Uma estação de trem próxima à queda do meteorito e entre Wadi Halfa e Cartum. Depois de coletar os minúsculos meteoritos, os pesquisadores descobriram diamantes minúsculos dentro deles.

O novo estudo, no entanto, revelou que os diamantes no meteorito só poderiam se formar sob pressões superiores a 20 gigapascais. Esta é uma forma extremamente alta de pressão que os seres humanos podem gerar com certos explosivos.

"Esse nível de pressão interna só pode ser explicado se o corpo parental planetário fosse um embrião planetário do tamanho de Mercúrio ou Marte". Essa afirmação veio dos estudiosos da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Livescience  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest