• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Túnel secreto descoberto no México pode conter tesouros arqueológicos inimagináveis

POR Júlia Marreto    EM História      31/05/16 às 15h27

Em 2003, por causa de uma tempestade um buraco foi aberto, acidentalmente, próximo ao Templo da Serpente Emplumada, na cidade de Teotihuacán, no México. O arqueólogo Sérgio Gómez, do Instituto Nacional de História e Antropologia do México, lidera um grupo de pesquisa sobre um túnel encontrado sob a pirâmide, construído há mais de dois mil anos. De acordo com os estudos, os "arquitetos" da época organizaram os monumentos da cidade em um eixo norte-sul, à qual deram o nome de Avenida dos Mortos. 

Essa avenida é o elo entre o Templo do Sol, maior estrutura da cidade, e a Ciudadela, além do pátio ao sudoeste, no qual estava localizado o Templo da Serpente Emplumada. Sérgio Gómes já sabia que um túnel abaixo do Templo do Sol, e cogitava a ideia de existência de um "túnel espelho", que terminaria em uma câmara subterrânea, abaixo do Templo da Serpente.

As escavações mostraram um túnel que possui 100 metros de comprimento, entre a Ciudadela até o centro do Templo da Serpente Emplumada. A entrada original do túnel não era aquela que foi aberta durante a tempestade, a verdadeira ficava a alguns metros dali. Ao que tudo indica, essa abertura teria sido propositalmente fechada com algumas pedras, há uma média de, também, dois mil anos atrás. Sendo assim, a probabilidade de os tesouros ainda estarem lá dentro eram grandes.

jun2016_c08_teotihuacan.jpg__600x0_q85_upscale

Na foto acima, Sergio Gómez, acredita que a descoberta desse túnel é, provavelmente, uma das maiores da história do México.

Tesouros

jun2016_c06_teotihuacan.jpg__600x0_q85_upscale

Já faz mais ou menos uma década que Gómez trabalha com essas pesquisas e durante esse período ele já coletou algo em torno de 75 mil artefatos. Em entrevista à Smithsonian Magazine, declarou: "Estimo que estejamos apenas há 10% de todo o processo." Entre esses tesouros alguns são: colares, caixas com asas de besouros, bolas de âmbar, etc.

Mas, o que mais chamou atenção dos arqueólogos foram duas estátuas, finamente esculpidas em pedras pretas, posicionadas de frente para as paredes opostas, na porta de entrada de uma das câmaras.

Representações

jun2016_c04_teotihuacan.jpg__600x0_q85_upscale

Não apenas os tesouros citados acima foram encontrados, a equipe de Gómez também encontrou vestígios de mercúrio ao longo do túnel. Uma explicação plausível para isso seriam representações simbólicas de água, da mesma forma que a pirita. Esta teria sido incorporada à rocha com as mãos.

A questão é que em ambientes escuros a pirita libera um brilho metalizado. Acredita-se que para os antigos "arquitetos" esses desenhos representariam uma galáxia ou uma tentativa de experienciar estar ente as estrelas.

Dúvida

02

Uma das dúvidas que pairam sobre as cabeças dos pesquisadores é a de que talvez esse túnel não tenha sido planejado para os vivos mas, sim, para os mortos. Talvez tenha sido criado no intuito de substituir, ou representar, o Universo. A água, aqui, se referiria a um mundo atemporal.

Sérgio Gómez acredita que ainda há muito a ser descoberto. Esses locais estão cheios de mistérios, relíquias, que indicam outros tipos de rituais; talvez um local de descanso para os mortos, um "túmulo simbólico". As escavações ainda não chegaram ao fim, na verdade, restam, por enquanto, três sub-câmaras a serem desvendadas.

O vídeo acima (em espanhol) conta um pouco mais sobre a descoberta desses túneis.

E aí pessoal, o que acharam da matéria? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+