icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Turistas foram atingidos por bola de lava no Havaí [Vídeo]

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/08/18 às 17h55
capa do post Turistas foram atingidos por bola de lava no Havaí [Vídeo]

Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes escapam para a superfície. O vulcão Kilauea, no Havaí, tem alguns comportamentos vulcanológicos curiosos mas não está mais circulando entre as manchetes internacionais. Isso porque sua erupção havia estabelecido um padrão consistente, até agora!

Esqueça o padrão consistente desse vulcão havaiano. Na segunda-feira dessa semana, 16, uma bomba de lava, supostamente do tamanho de uma bola de basquete, entrou em um barco de turismo que estava visitando um dos pontos de entrada de lava no oceano ferindo algumas pessoas.

Vídeos genuinamente aterrorizantes mostram passageiros observando a lava, recém saída do vulcão, se misturar com o Oceano Pacífico pouco antes de uma explosão nebulosa fazer a lava voar. Gritos podem ser ouvidos no vídeo enquanto a lava atinge o telhado do barco.

Sem nenhuma morte

Parece que 23 pessoas ficaram feridas. De acordo com Mileka Lincoln, do Havaí News Now, 13 deles foram enviados para o centro médico de Hilo, 12 foram atendidos e liberados com queimaduras e escoriações, e 1 foi levado de helicóptero para um hospital próximo com um ferimento pélvico e na perna grave.

O barco, de propriedade da Lava Ocean Tours, estava fora da zona de segurança estabelecida pela guarda costeira havaiana, embora esse ponto ainda esteja em discussão. É bom notar que esses tours normalmente têm um histórico de segurança grande. As empresas de turismo disseram inclusive que o incidente não afetou seus números. Claramente acidentes podem acontecer quando as coisas são imprevisíveis.

Considerando todos os aspectos a sorte foi muito grande de todos que estavam à bordo sobreviverem. Na verdade, essa foi a primeira lesão registrada da erupção desde que um homem quebrou a perna da mesma maneira mas em terra firme.

A lição que fica é que, embora uma erupção seja em grande parte efusiva, é absolutamente uma ameaça à vida e as propriedades.

Entenda o acontecimento

O que aconteceu realmente?! Essas bombas vulcânicas são ejetadas explosivamente pela atividade vulcânica da superfície. As bolhas de lava altamente densas, que respingam rapidamente parcialmente derretidas, variam de vários centímetros a pouco mais de um metro de tamanho, mais ou menos. Enquanto voam pelo ar, sua plasticidade lhes permite tomar formas estranhas, o que significa que elas nem sempre são esféricas.

De qualquer forma, essas bolhas super quentes se movem a velocidades incríveis. Se ela pousar em alguma coisa, vai esmagar o que acertar e também chamuscar. Elas, sem dúvida, causarão danos a qualquer coisa viva.

As interações lava/magma e água/gelo são, na verdade, muito complicadas. Há muita coisa que não se sabe e simplesmente adicionar um ao outro não garante nada de paroxístico. Claramente, porém, você obtém interações explosivas de combustível e líquido de arrefecimento . Às vezes, como as explosões explosivas no cume do Kilauea, requerem que o vapor formado seja colocado sob pressão.

Muitas explosões hidrotermais parecem ocorrer quando há um certo tipo de mistura de uma certa proporção de água para rocha quente/lava. Em alguns casos, você só precisa mergulhar muito rapidamente no mar. Como quando um delta solidificado de lava desmorona repentinamente. Neste caso, parece que a água do mar vaporizou incrivelmente violentamente ao encontrar a lava. Isso criou uma considerável explosão que enviou detritos vulcânicos para o ar e para o barco.


Próxima Matéria
Via   IFLScience  
Imagens IFLScience
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest