icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Um antigo túmulo chinês revelou algo extremamente assustador

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      26/06/18 às 13h56
capa do post Um antigo túmulo chinês revelou algo extremamente assustador

Recentemente uma nova espécie de primata foi encontrada ao lado de um membro da antiga família real chinesa. O animal, nomeado Junzi imperialis, foi identificado por meio de análise de partes de um crânio. No local também havia restos de outros animais. A descoberta foi feita no túmulo de Xia, avó de Qin Shihuang, o primeiro imperador da China unificada e que mandou criar a Grande Muralha da China. Estudiosos estimam que o animal teria vivido entre 2.200 e 2.300 anos atrás.

Há muito tempo os gibões eram considerados animais "nobres" na China e eram vistos como animais de estimação. A antiga sepultura também continha os esqueletos de leopardos, linces, ursos, garças e alguns animais domésticos.

Ser humano e extinções

Atualmente, muitos primatas estão ameaçados de extinção, mas a ciência desconhece casos provocados diretamente pela atividade humana. E o Junzi imperialis pode ter sido o primeiro desse tipo.

"Todos os primatas do mundo dos chimpanzés, gorilas e gibões estão ameaçados de extinção por causa da atividade humana, mas nenhuma espécie conhecida se tornou extinta como resultado da caça ou perda de habitat", disse Samuel Turvey, pesquisador da Sociedade Zoológica de Londres. Entretanto, a descoberta do recentemente extinto Junzi muda isso e destaca a vulnerabilidade dos gibões em particular.

Hoje existem quatro gêneros de gibões que vivem na Ásia, incluindo o Namascus hainanus, considerado um dos animais mais ameaçados.

Thomas Geissmann, especialista em gibões da Universidade de Zurique, disse que o crânio é um "achado fantástico" e pode ser a primeira evidência de muitas outras espécies de gibões que costumavam habitar essa parte da China. "Eu não duvido por um segundo que é uma nova espécie e, provavelmente, um novo gênero", disse ele.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Sciencealert     independent     publicopt     Globo  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest