icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Um apocalipse zumbi pode realmente acontecer?

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      06/05/16 às 19h34
capa do post Um apocalipse zumbi pode realmente acontecer?

De alguns anos para cá muitos filmes e seriados tem investido freneticamente nas questões apocalípticas zumbis. A maior prova de sucesso que podemos usar como exemplo é o seriado The Walking Dead. Depois de sua explosão midiática a temática zumbi tem sido cada vez mais falada e dissipada pelo mundo afora.

A origem dessas criaturas são as mais diversas, alguns contam que são religiosas, outras tratam de falar sobre materiais químicos, doenças, maldições, etc.

E a Fatos Desconhecidos pergunta, Um apocalipse zumbi pode realmente acontecer? Bem, cientificamente temos várias provas de que sim, é possível que aconteça. E sabendo das mais variadas histórias que existem por aí, escolhemos uma para provar o porque dessa possibilidade ser verdadeira.

De onde surgiram

Primeiro precisamos entender de onde surgiu a crença em zumbis. Acredita-se que os primeiros passos fora o culto aos mortos vivos (Día de los muertos), uma prática folclórica mexicana. Cinematograficamente falando, considera-se que essas criaturas tiveram sua primeira aparição por volta dos anos 30 do século passado, quando após as adaptações de Frankstein e Drácula, fora lançado o filme White Zombie, de Victor Halperin.

Teoricamente os zumbis "originais" eram pessoas que haviam morrido e ressuscitavam em determinado dia, ou período, naturalmente ou através de cultos. Mas e os mais modernos? Afinal, quando se fala em zumbi nos dias de hoje, sabemos que são mortos-vivos, mas que não morreram de causas naturais, pelo contrário, eles são o que são por causa de algum vírus dissipado.

Pelo menos essa é a história mais batida por aí. Já vamos deixar claro logo de início que as histórias são as mais variadas possíveis, com isso não podemos afirma que uma é a verdadeira e outra é falsa. O que falamos aqui é apenas uma das possíveis histórias sobre o assunto.

Como aparecem os zumbis "modernos"

Como explicamos acima, os zumbis modernos aparecem, na maioria das vezes, como uma doença desconhecida provavelmente um vírus, ou algum experimento científico que deu errado. Algumas fontes dizem que na verdade são parasitas que ao infectarem a pessoa a transforma em um ser irracional e passível de escravidão, esse parasita é chamado de gondii toxoplasmosa.

Quando se trata desse parasita podemos dizer que aparentemente os primeiros infectados são os ratos, sendo assim, provavelmente a primeira pessoa foi infectada através de uma mordida de rato. O interessante é que esse parasita só se reproduz dentro do estômago de um gato. Você deve estar se perguntando como uma doença que atinge um rato pode atingir um ser humano, é simples, basta lembrar que os ratos são usados como cobaias para os mais diversos tipos de experimentos de produtos humanos.

Surgimento do apocalipse

Bem, aqui vamos, levando em consideração o parasita gondii toxoplasmosa, alguns dos possíveis sintomas são dificuldades de andar, falta de coordenação motora, demência, convulsões e alucinações. Imagine bem, não é um ser humano, mas pelo menos metade do planeta está contaminado com essa doença. Conseguiu? Pois é, meio bizarro não?

Inclua mais algumas atitudes como o instinto de violência desregrada, isso pode acontecer porque a serotonina não é absorvida pelo cérebro. Essa doença pode evoluir de tal maneira dentro do organismo de um ser humano, que não saberemos como exatamente, até que aconteça, e se adaptar aos mais variados tipos de ambientes, como por exemplo o ar. Uma epidemia irá acontecer e transformará todos os seres que respiram, ou seja, adeus mundo.

Essa é apenas uma das muitas teorias de um possível surgimento de apocalipse zumbi. Se você conhece mais alguma ou tem observações a fazer sobre a nossa, comente com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest