• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Um enorme planeta ''recém-nascido'' foi descoberto perto da Terra

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      19/02/20 às 15h27

Que o nosso espaço é infinito, todos nós sabemos. Por esse motivo, estudiosos sempre estarão descobrindo coisas novas que nos cercam, mesmo estando há milhões de anos-luz de distância. Diversos cientistas ao redor do mundo focam em estudar determinadas galáxias. Com a imensidão de cada uma, dedicam suas vidas a isso e sempre apresentam coisas novas. Alguns focam aqui, onde o nosso Sistema Solar se encontra e tudo o que cerca o planeta Terra. Desde que começaram os estudos, vários planetas foram descobertos e alguns deles ainda bem do nosso planeta natal. Quando um novo planeta é descoberto, começam então a estudar a possibilidade de conter vida nele.

Mais do que isso, a possibilidade de pessoas poderem habitá-lo. Uma das maiores descobertas dos últimos anos foi o planeta batizado de TG387. Ele recebeu o apelido de "The Goblin" pelos pesquisadores do Instituto de Ciência de Carnegie. O pequeno corpo rochoso é um planeta-anão em órbita do Sol, assim como a Terra, por exemplo. No entanto, ele está muito distante, tanto que o seu período de translação levaria algo em torno de 40 mil anos. Estima-se que sua distância seja 65 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Esse não foi o único descobrimento desse tipo. Vários pequenos planetas já foram encontrados. Alguns menos do que a Terra, outros maiores e alguns até bastante semelhantes. Recentemente, um novo planeta recém-nascido foi descoberto próximo ao Sistema Solar. Essa descoberta chamou a atenção do mundo por ser "perto" do planeta Terra. Confira conosco mais detalhes.

Planeta "recém-nascido" perto da Terra

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um novo planeta. Trata-se de um planeta maciço recém-nascido. Estima-se que ele esteja a apenas 330 anos-luz do nosso Sistema Solar. A descoberta recebeu o nome de "2MASS 1155-7919 b". Esse é o astro do tipo mais próximo da Terra já encontrado, de acordo com o estudo publicado pelos especialistas. A publicação foi feita no Research Notes of the American Astronomical Society.

"O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter. Isso significa que provavelmente estamos olhando para um planeta infantil. Talvez ainda no meio de sua formação", disse Annie Dickson-Vandervelde. Essa é a principal autora do artigo. Os cientistas utilizaram dados do observatório espacial Gaia para fazer a descoberta. "Embora outros planetas tenham sido descobertos pela missão Kepler e outras como essa, quase todos são planetas 'antigos'". Essa foi a finalização de Annie.

Segundo a pesquisa, o planeta orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos. Isso é mil vezes mais jovem do que o nosso Sol. Ele ainda orbita sua estrela, com uma distância 600 vezes maior do que a da Terra, em relação ao Sol. "Esse é apenas o quarto ou quinto exemplo de um planeta gigante tão longe de sua estrela 'mãe", disse a especialista.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+