• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Um estranho vórtice foi registrado e parecia ser coisa de outro mundo

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      22/03/19 às 18h38

Você está lembrado do que é um vórtice, ou também chamado de vórtex? Ele é um escoamento giratório, onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral. São movimentos espirais ao redor de um centro de rotação. Em resumo, é um circulo natural.

Eles podem ser encontrados na natureza, nos mais diversos lugares possíveis. Você sabe do que estou falando, não é? Imagine correntes circulares de água, ou consequentes de marés conflitantes, uma xícara de café depois de mexida com a colher, uma ilha no meio do oceano, ou até os furacões e por aí vai...

O vórtice é um padrão natural que se repete em todos os cantos do universo. Mas às vezes ele é inesperado. Ele pode aparecer em locais inesperados e deixar um bom número de pessoas muito assustadas, pensando o que está acontecendo.

Isso aconteceu recentemente em uma parte do mundo. Algumas pessoas em Omã e nos Emirados Árabes Unidos (os dois do Oriente Médio) tiveram a chance de ver um fenômeno atmosférico particularmente impressionante nesta semana: uma Nuvem Perfurada.

Nuvem Perfurada

A Nuvem Perfurada é um evento curioso que só acontece quando certas condições estão alinhadas para isso. Isso requer água super resfriada nas nuvens e algo para torná-la cristalizada.

Parece algo raro e realmente improvável de acontecer? Pois saiba que não é. Água super resfriada nas nuvens não é algo completamente incomum. Nuvens de nível médio, geralmente, são formadas por gotículas em uma temperatura bem além do ponto de congelamento da água, mas que ainda não a transforma em cristais de gelo.  É assim que se forma a Nuvem Furada.

Cristais de gelo em uma camada de nuvem de água super resfriada produzem um efeito interessante. As gotas de água interagem rapidamente com o congelamento dos cristais e produzem mais cristais de gelo, afetando ainda mais gotas. Até que a maioria das gotículas se cristalizam e começam a cair. O que fica para trás é o orifício circular ou às vezes elíptico. Ou seja, a Nuvem Furada.

Veja aqui como a Nuvem Furtada é avistada de certos locais do Oriente Médio:

Os furos

Os cristais de gelo são os grandes culpados de todo esse fenômeno. Por um longo tempo, não ficou claro como eles se formavam em uma nuvem de água super resfriada. Normalmente, a água super resfriada precisava de algo para congelar. Poderia ser uma impureza, uma interação com o ambiente ou até mesmo temperaturas muito baixas.

Mais tarde, descobriu-se que o gerador dos cristais eram os aviões. Eles criam gelo com as pontas das suas asas, asas e engrenagens. A pressão na esteira é muito menor do que naquela camada específica de ar. Termodinamicamente, à medida que o ar se expande devido à pressão, também resfria a temperatura até que a água super resfriada precise congelar.

Assim, os aviões podem deixar um rastro de cristais de gelo para trás, que afetam as nuvens, mudando suas propriedades e criando o buraco.

E aí, você já viu uma Nuvem Furada pessoalmente? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que acha todo fenômeno natural algo muito lindo, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   IFL Science     Wikipédia  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+