icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Um homem teve um dano irreversível na visão depois de tomar Viagra, entenda

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 04/10/18 às 15h38

capa do post Um homem teve um dano irreversível na visão depois de tomar Viagra, entenda

Você sabe o que é viagra? Estamos falando de citrato de sildenafila ou simplesmente sildenafil, que é um fármaco vendido sob o nome de Viagra. Com certeza, vocês já devem ter escutado quais são os efeitos desse remédio. O remédio foi pioneiro na moderna terapêutica da disfunção eréctil masculina, sendo sintetizado originalmente pelo Laboratório Farmacêutico Pfizer.

A gente já viu pessoas mais velhas contarem que já usaram o Viagra ou mesmo pessoas fazendo piadinhas com a "azulzinha", porém, pouca gente sabe das consequências que usar esse remédio podem trazer. Bom, recentemente um homem parece ter tido danos na visão e tudo indica que foi por causa do Viagra. A gente conta mais sobre essa história para vocês.

Um homem teve danos na visão por causa do Viagra

Um norte americano de 31 anos deu entrada em um hospital afirmando que havia um "filtro vermelho" na sua visão. Segundo ele, isso o impedia de ver as cores de uma maneira normal. Como ele não apresentava nenhum tipo de doença crônica, o problema era outro. Os médicos então descobriram que ele tinha ingerido uma dose maior do que a recomendada do Viagra.

Em um estudo publicado recentemente, os médicos que trataram um paciente falaram sobre o caso bem semelhante registrado. Eles disseram que o citrato de sildenafila pode comprometer a visão de pessoas com predisposição a apresentar doenças na retina, quando consumido em quantidades elevadas.

Depois de fazer exames, tomografias e análises detalhadas da retina do paciente, foi constatado que as células responsáveis pela visão estavam comprometidas. O estado do paciente era semelhante a uma distrofia dos cones, nome das estruturas celulares que têm capacidade de reconhecer cores.

Richard Rosen, o médico que liderou os pesquisadores, disse que as pessoas precisam usar os medicamentos de acordo com as informações da bula. Ele declarou o seguinte: "As pessoas têm a filosofia de que, se um pouco faz bem, muito fará melhor."

Os seres humanos têm três tipos de cones oculares. Eles interagem com os diferentes comprimentos de ondas da luz e assim formam um espectro nas cores azul, verde e vermelha. Sendo assim, é possível que o consumo acentuado do citrato de sildenafila tenha afetado o equilíbrio dos cones na retina do homem e o fez ter a visão avermelhada.

Na verdade, esse sintoma do Viagra deveria passar em algumas horas. Mas no caso desse homem, as consequências foram bem mais graves.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest