• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Um macaco pode ser melhor do que você para resolver problemas, segundo estudos

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      04/11/19 às 19h15

Pergunta: você se considera uma pessoa inteligente? Cuidado com a resposta. O tombo pode ser grande. Sabe por quê? Em suma, segundo uma recente pesquisa, um macaco pode ser mais inteligente que muita gente por aí. Quer entender melhor toda essa história? Cola em mim.

De acordo com o portal de notícias Live Science, para chegar a tal conclusão, pesquisadores avaliaram humanos e macacos ,com o auxílio de um jogo de computador. Em síntese, o jogo envolvia a lógica, e foi nesse ínterim, que os pesquisadores descobriram que os macacos podem superar o ser humano.

O experimento

Além dos humanos, cerca de 29 macacos das espécies rhesus e capuchinhos participaram do estudo. Basicamente, a brincadeira funcionou da seguinte maneira. Primeiro, os pesquisadores apresentaram, aos participantes, quatro quadrados distintos, em uma tela de computador.

Em suma, as figuras, ao serem escolhidas, interagiam entre si. Obviamente, cada interação seguia um processo previamente estipulado. Aqueles que conseguiam resolver o processo por meio da lógica, ganhavam um prêmio.

Durante todo o processo, os pesquisadores perceberam que os macacos apresentaram uma "flexibilidade cognitiva" melhor que a dos seres humanos, que participaram da pesquisa. Ou seja, aparentemente, os macacos possuem uma maior capacidade para resolver problemas que nós.

"Somos uma espécie única e somos excepcionalmente diferentes de todas as outras criaturas do planeta. Mas, às vezes, também somos muito burros", disse Julia Watzek. Watzek é coautora do estudo e estudante de psicologia na Georgia State University, Estados Unidos.

De acordo com Watzek, setenta por cento dos macacos perceberam como utilizar a lógica, para solucionar o problema. Os humanos, por outro lado, pareciam não visualizar bem o cenário e, assim, seguiam cometendo os mesmos erros.

Surpreendentemente, apenas um dos 56 participantes seguiu o mesmo raciocínio que os primatas. "Fiquei realmente surpresa ao perceber que quase todos os participantes seguiram usando a mesma estratégia", disse Watzek.

Parâmetros

Além de perceberem que os primatas apresentaram resultados melhores que os dos participantes envolvidos, os pesquisadores concluíram também os sistemas educacionais ocidentais estão direcionando seres humanos a seguir apenas uma maneira de solucionar problemas, em vez de buscar novas alternativas.

Além disso, o estudo mostra a educação formal, hoje, incentiva a "repetição mecânica" e, claro, a "busca de uma única solução correta". Em 2018, um experimento similar mostrou que os seres humanos, diante do erro, "têm medo de tentar algo novo".

Embora mais pesquisas devam ser realizadas, esses experimentos sugerem que a inflexibilidade cognitiva dos humanos provavelmente pode ser reflexo de hábitos impostos, por sistemas educacionais ocidentais.

"Se as estratégias de solução seguirem arraigadas, tomaremos decisões ineficientes e perder oportunidades", disse Watzek. Mesmo errando mais que os macacos, os participantes levaram menos tempo para aprender as regras do jogo. Em suma, "este foi um ótimo exemplo de como um estudo simples e elegante pode ter um enorme impacto em vários contextos", diz Sarah Brosnan, professora de psicologia que supervisionou o estudo.

Os pesquisadores acreditam o estudo contribuiu para um escopo maior da literatura sobre porque os humanos são tão diferentes do macaco. Em contrapartida, para tal, novos estudos precisam ser feitos. A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.

Próxima Matéria
Via   ATI  
Imagens ATI
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+