icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Um meteoro trouxe para Terra um elemento jamais visto pelos humanos

POR Jesus Galvão EM Ciência e Tecnologia 14/08/18 às 14h08

capa do post Um meteoro trouxe para Terra um elemento jamais visto pelos humanos

Mineradores de ouro encontraram na Rússia uma pedra amarelada em 2016, imaginando que ela pudesse conter o metal precioso. No entanto, a pedra representava algo muito mais valioso do eles previamente poderiam imaginar. A rocha, na verdade, veio do espaço e nela, havia fragmentos de um material nunca antes avistado na Terra.

A descoberta ainda não foi documentada oficialmente, porém, o novo material já recebeu um nome e se chamará Uakitite, como uma homenagem ao local onde ele foi encontrado. O material foi revelado recentemente em uma Reunião Anual que aconteceu em Moscou.

O Uakitite

O material foi apresentado por geólogos da Universidade Federal dos Urais e da Universidade Estadual de Novosibirsk, juntamente com o pessoal do instituto Geológico da Academia Russa de Ciências, na Reunião Anual da Sociedade Meteórica que aconteceu recentemente em Moscou. E apesar de não documentado de maneira oficial, os cientistas chamaram o novo mineral de Uakitite, em homenagem a região de Uakit, na Sibéria.

O objeto possui cerca de 98% de kamacita, material composto por cerca de 90% de ferro. Este material, na Terra, só havia sido encontrado em meterioritos. O restante dos componentes da rocha, já incluindo o Uakitite, também só são formados no espaço. Para os cientistas e pesquisadores, a formação desse objeto foi feito a partir de temperaturas extremas, acima de mil graus Celsius.

Apesar da nova descoberta, o Uakitite foi encontrado em porções microscópicas. Apenas 5 micrômetros de tamanho. Para se ter uma noção, o cabelo humano possui, em média, 99 micrômetros de diâmetro. Por conta de seu tamanho, os pesquisadores não puderam analisar de forma direta todas as propriedades físicas e ópticas do Uakitite.

Porém, eles conseguiram determinar certas semelhanças na estrutura do material com outros minerais também produzidos fora da Terra. O carlsbergite e osbornita. Uma análise, empregando a técnica de difração por retroespalhamento de elétrons, permitiu que eles pudessem constatar que o modelo estrutural do Uakitite era semelhante ao nitreto de vanádio.

Caso ele seja como o nitreto de vanádio, isso o colocaria no mesmo nível de dureza que outros nitretos, porém, não tão forte quanto o diamante, por exemplo, que é até hoje o mineral mais duro conhecido. Ainda há muito o que se descobrir com este novo mineral. Além disso, os cientistas estão animados sobre as novas direções que essas descobertas podem trazer.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   Hypescience     Science Alert  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest