icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Um tubarão decapitado foi encontrado na Austrália e ninguém sabe o que aconteceu com ele

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      29/03/19 às 18h05
capa do post Um tubarão decapitado foi encontrado na Austrália e ninguém sabe o que aconteceu com ele

Se tem um lugar no mundo onde muitas coisas estranhas acontecem, esse lugar é a Austrália. Onde mais seria possível encontrar um peixe "alien" ou essa seleção de animais bizarros? Quando um pescador, na Austrália (é claro, é a Austrália), estava pescando normalmente, ele teve uma surpresa. Ao puxar a vara de pescaria, ele se deparou com a cabeça de um tubarão das profundas águas azuis de New South Wales. Não, ele não pescou um tubarão, ele pescou apenas a sua cabeça decapitada.

Trapman Bermagui, também conhecido como Jason, é um pescador comercial que trabalha na região da costa sul de Nova Gales do Sul. Quando Jason pescou o a cabeça do animal, ele publicou uma foto da captura no seu perfil do Facebook, e rapidamente milhares de "biólogos marinhos de sofá", começaram a comentar suas teorias sobre o que teria acontecido com o tubarão. Não deixa de ser um fato bastante estranho, já que tubarões são alguns dos maiores predadores dos mares.

A cabeça do tubarão

"Infelizmente não vimos o que o comeu, mas deve ter sido impressionante", escreveu Bermagui na publicação. "Esperando pegar tubarões menores, mas apenas encontrei um grande tubarão que foi comido por tubarões maiores novamente".

Há alguns anos trabalhando com pescaria, Jason disse nunca ter visto nada parecido em sua vida. "Quando eu pensei que tinha visto tudo. Nós cortamos cerca de 35 quilos de carne da cabeça do tubarão-mako e descobrimos que tinha uma agulha de marlin (marlin-azul, um peixe) presa em sua cabeça".

No entanto, a ideia de que o tubarão tenha sido devorado por um megalodon pré-histórico ou qualquer outra criatura gigantesca das profundidades é improvável. Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas alguns especialistas têm uma sugestão. Eles acreditam que o tubarão-mako provavelmente não foi decapitado em uma grande mordida por um único predador maior que ele. Ao invés disso, é mais provável que vários outros tubarões tenham mordido vários pedaços do corpo da vítima, até que ele se partisse, deixando apenas a cabeça presa à linha do pescador.

"Mesmo um enorme tubarão branco não cortaria um grande mako em duas partes em uma única mordida", disse Johann Mourier, cientista de tubarões e ecologista comportamental do UMR MARBEC, na França. Na foto, podemos ver que houve várias mordidas, embora pareça que as mordidas ainda são grandes. Parece um grande tubarão com várias mordidas de vários tubarões".

Tubarão-mako

Na imagem, é possível desfocar um pouco a realidade. Na foto, pode haver um truque de perspectiva para fazer a cabeça do animal parecer maior do que realmente é. Os tubarões-mako são uma espécie menor de tubarão. Eles podem crescer até 3,2 metros da ponta à cauda.

"O cara está de pé ao fundo com a cabeça restante do mako na frente, o que dá a impressão de que o mako é realmente enorme", acrescentou Mourier. "Ainda parece ser um grande tubarão".

Mesmo não sendo os maiores de sua espécie, os makos são os tubarões nadadores mais velozes do mundo. Eles podem nadar a uma velocidade de até 68 km. Eles também são conhecidos por serem extremamente ágeis. Suas capacidades estão diretamente relacionadas a sua pele aerodinâmica, coberta por milhares de minúsculas estruturas. Cientistas inclusive levantaram a possibilidade de usar sua pele para inspirar asas dos aviões de combate.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest