icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Uma escrita aramaica descreve como capturar monstro chamado "Devorador"

POR Leticia Rocha EM História 20/12/18 às 17h47

capa do post Uma escrita aramaica descreve como capturar monstro chamado "Devorador"

Já estamos habituados a monstros de todos os tipos. Os filmes, livros e até mesmo histórias orais contam de várias criaturas monstruosas. No entanto, essas criaturas com as quais lidamos são ficcionais. Mas e quanto aos monstros de milhares de anos atrás, tão antigos quanto Cristo. Será que esses monstros também são ficcionais?

É isso que um grupo de professores e alunos tentou desvendar. O grupo encontrou um frasco com escritas em aramaico, quase um manual para capturar uma figura monstruosa, chamado de "Devorador".

A descoberta do encantamento

O recipiente com o encantamento foi descoberto em 2017. O recipiente de pedra estava com escritos em aramaico, que parecem ter sido de autoria de Rahim, filho de Shadadan. Aparentemente um homem que praticava magia e ensinava como capturar a criatura ameaçadora, o Devorador.

Além do texto em aramaico, há também algumas ilustrações. Uma centopeia, um peixe e um escorpião são representados em ambos os lados do pote. Pelo que os pesquisadores descobriram, inicialmente o pote era utilizado para armazenar maquiagem, só depois o encantamento foi escrito no pote.

O que é o Devorador? Como funciona o encantamento?

O encantamento sugere que o sangue do Devorador deve ser utilizado para tratar aqueles que estão sofrendo com o fogo do Devorador. O texto não explica se a pessoa afetada deveria beber o sangue, como uma poção. Ou se apenas deveria passá-lo pelo corpo. Mas afinal de contas, que monstro é este?

O monstro Devorador, ao que tudo indica seria o escorpião. O fogo citado no encantamento, pode se referir a dor da picada do inseto. Aliás, a região aonde o recipiente foi encontrado é cheia de escorpiões, um dos arqueólogos da equipe chegou a ser picado. Felizmente o veneno da espécie que é comum no local não era muito perigoso e tudo acabou bem.

As análises no recipiente indicaram que o encantamento data de cerca de 850 a 800 anos antes de Cristo. No entanto, o edifício aonde o recipiente foi encontrado datava de mais de um século depois que ele foi escrito. O que sugeriu que ele foi considerado realmente muito importante para ser mantido por tanto tempo. Acredita-se que este é o encantamento mas antigo, escrito em aramaico, já encontrado.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest