icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Uma moeda lançada de um prédio pode matar uma pessoa? Mito ou verdade?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      05/12/14 às 22h02
capa do post Uma moeda lançada de um prédio pode matar uma pessoa? Mito ou verdade?

Logo de cara, a gente já fala que essa história é um grande mito da ciência. Mas, se um dia, você também já chegou a creditar nisso, não se preocupe. Milhares de pessoas pelo mundo também já caíram nessa conversa e acham que se alguém jogar uma moeda, mesmo que seja do tamanho de um centavo, do alto de um prédio imponente - como o Empire State Building, nos Estados Unidos, por exemplo - ela poderá matar o pedestre que, por infelicidade, por atingido.

Bom, isso, como falamos no início, é mentira. A própria física, aliás, explica que isso não é possível, graças ao formato da moeda, que é plano. Sendo assim, a mesma aceleração que o objeto adquirir, atraído pela gravidade; valerá também pela força da resistência que o vento exercerá em sua superfície. Assim, juntamente com sua leveza, a moeda não conseguirá atingir mais que 40 quilômetros por hora em sua descida, impossível de causar qualquer ferimento mais sério que um ardor momentâneo na cabeça de quem for atingido.

No entanto, se estivéssemos falando sobre uma caneta, aí sim existiria riscos. Devido ao seu formato, esse objeto poderia descer a uma velocidade de até 32o quilômetros por hora, girando como uma flecha ou, simplesmente, seguindo uma linha reta. Nessas circunstâncias o pedestre estaria realmente em sérios riscos, já que a caneta poderia funcionar como um objeto pontiagudo, capaz de perfurar até mesmo madeira e concreto.

Sabia disso?

Desvende outros mitos famosos por aí clicando nas seguintes matérias: Você sabia que Jesus era negro?, 8 mitos e verdades sobre o micro-ondas que precisam ser conhecidos e 6 mitos sobre depressão desmascarados.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest