• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Uma sonda da NASA está se preparando para tocar o sol com "escudo térmico" super avançado

POR Isabela Araujo    EM Ciência e Tecnologia      12/07/18 às 14h54

A NASA está se preparando para uma missão histórica: a Parker Solar Probe. O projeto vem sendo preparado há 60 anos. O objetivo é tocar o Sol.

Em maio de 2008, a Applied Physics Laboratory da Universidade Johns Hopkins foi escolhida para desenhar e construir a sonda, planejada para ser lançada originalmente em 2015. A missão, que chegará mais próxima do sol do que qualquer objeto já feito pelo homem, está prevista para o dia 4 de agosto.

Recentemente, um "escudo térmico" ultra avançado denominado Sistema de Proteção Térmica foi anexado na espaçonave. Esse feito foi essencial para o lançamento da Parker Solar Probe.

A missão passará a cerca de 6,4 milhões de quilômetros do Sol. Alguns cuidados serão tomados através do Sistema de Proteção Térmica. Trata-se de um escudo de calor composto por carbono e pulverizado com um revestimento feito especialmente para refletir a energia do sol longe da sonda.

A sombra que o escudo projeta impedirá que temperaturas de aproximadamente 1370 graus Celsius alcancem o núcleo da espaçonave. Se tudo correr bem, os instrumentos da missão estarão em uma temperatura de cerca de 30 graus Celsius.

O escudo tem aproximadamente 2 metros e meio de diâmetro e pesa 72 quilos. Assim como a espaçonave, o escudo deve ser bastante leve para completar a órbita necessária.

Próxima Matéria
Imagens nasa.gov
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+