• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Um submarino nazista foi encontrado e até hoje representa perigo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      16/10/18 às 19h31

O submarino nazista U-864, lançado no fim da Segunda Guerra Mundial, está vazando mercúrio a uma profundidade de cerca de 150 metros abaixo do nível do mar. A embarcação foi dividida em duas partes após ser atacada pelos ingleses. Tais partes ficaram afundadas nas águas que banham o território norueguês. Agora cientistas de instituições norueguesas estudam uma forma de parar o vazamento.

O submarino transportava cerca de 73 soldados e cerca de 65 mil quilos de mercúrio. A substância provavelmente seria usada em armas e aviões de guerra. O destino da embarcação nazista era o Japão, porém, as tropas britânicas impediram que o submarino chegasse até lá. A Marinha Real Norueguesa descobriu a embarcação em 2003.

O submarino

As partes que restaram do U-864 estão descansando próximas a ilha de Fedje, na Noruega. Os 65 mil quilos de mercúrio que o submarino estava transportando, desde a época do seu naufrágio, em torno de 1945, vêm sendo liberado nas águas da região. Aproximadamente 4 kg do elemento tem sido despejado no mar todo ano, o que tem afetado a vida marítima.

O governo norueguês tem tentado encontrar formas de solucionar o problema há algum tempo. Seu mais recente plano é isolar 4,4 hectares ao redor da embarcação, para assim, tentar conter a contaminação das águas pelo mercúrio.Uma sonda, desenvolvida por uma empresa da Holanda, foi contratada para fazer um levantamento dos destroços e as condições para executar o plano norueguês de conter o vazamento que vem acontecendo desde 1945.

A Noruega terá de desembolsar cerca de 25 milhões de libras para completar a missão e, ao que tudo indica, ela terá início no começo de 2019. Acima, uma animação que demonstra como deverá acontecer a execução do plano norueguês.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+