• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Uma única pergunta pode dizer se você é narcisista ou não

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/05/20 às 14h34

Narcisista é aquela pessoa que tem amor incondicional pela própria imagem. O termo é derivado do mito de Narciso, foi incluído na psiquiatria no final do século XIX. Ele foi adotado inicialmente por Haverlock Ellis, que o usava para descrever uma forma de sexualidade que se baseia no amor e admiração do corpo da própria pessoa.

Hoje em dia, o narcisismo é um conceito para a teoria psicanalítica. Ele foi inserido nessa área por Sigmund Freud em sua obra "Sobre o narcisismo". O narcisismo é considerado uma doença conhecida como Transtorno de Personalidade Narcisista. E para Freud, o narcisismo existia quando a libido estava voltada para si próprio.

O conceito pode ser sabido por várias pessoas, mas se classificar como sendo narcisista é uma dificuldade. Mas depois de uma série de 11 experimentos feitos com mais  de 2,2, mi pessoas, de idades diferentes, os pesquisadores disseram ter chegado em um método para conseguir identificar as pessoas narcisistas.

Pergunta

Para eles, basta apenas fazer essa pergunta, e também a nota. "Até que ponto você concorda com essa afirmação: 'eu sou um narcisista'. (Nota: a palavra "narcisista" significa egoísta, auto focado e vaidoso)".

As pessoas que participaram do estudo responderam essa pergunta com uma escala de um a sete. Sendo um quando não representava muito e sete representando muito. De acordo com os pesquisadores, as respostas que eles conseguiram são próximas às que foram obtidas em vários outros testes. A diferença é que os outros testes tem várias perguntas e esse, apenas uma.

Segundo Brad Bushman, co-autor do estudo, as pessoas que são narcisistas tem quase que um orgulho disso. Já que elas não veem isso como uma qualidade negativa e por isso podem ser questionadas diretamente. E Bushman diz que o narcisismo é um problema não só para a pessoa, mas também para a sociedade.

"As pessoas que estão dispostas a admitir que são mais narcisistas do que outras provavelmente são mais narcisistas", disse Bushman.

Observações

Em um ponto de vista pessoal, alguém que se considere ótimo não tenta melhorar em nada. E na coletividade, o narcisismo é ruim porque se define por aquela pessoa que só pensa em si e nas suas necessidades, além de ser alguém que tende a ser menos prestativo com os outros. Já que os narcisos são caracterizados pela grandiosidade, baixa empatia e crença de que merecem privilégios.

De acordo com Bushman, esse teste de uma pergunta só é uma alternativa para as pesquisas longas. Basicamente porque nelas os participantes podem se cansar e até desistir antes de chegarem ao final. Mas os autores não consideram que esse método possa substituir as outras formas de identificar pessoas narcisistas. Eles apenas dizem que há espaço e momento para ele ser aplicado.

As pessoas que tiveram uma pontuação alta, ou seja, aquelas mais narcisistas, tiveram resultados positivos e negativos, aponta Bushman. Essas pessoas relataram mais sentimentos positivos, uma extroversão maior e um pouco menos de depressão. Mas elas também relataram uma aceitação menor, mais raiva, vergonha, culpa e medo.

Em um ponto de vista interpessoal, tiveram resultados como relacionamentos ruins e uma menor sociabilidade quando essas pessoas sentiam que seu ego estava ameaçado.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+