• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Usar o celular perto de uma bomba em um posto de gasolina pode explodir tudo?

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      29/08/19 às 18h21

Caso você tenha um automóvel, muito provavelmente você tem o costume de leva-lo para ser abastecido em postos de gasolina. Certo? Bom, uma vez nesses locais, certamente você já deve ter percebido algumas placas de proibições. Entre elas uma muito específica, onde nos é aconselhado manter os celulares desligados.

Alguns até mesmo sugerem que o uso do celular pode oferecer risco de explosão. Mas você já parou para se perguntar se isso é verdade? Se, de fato, mexer em seu celular poderia acarretar uma tragédia de tamanha proporção? Para respondermos a essa dúvida, primeiramente, precisamos entender o motivo por trás desses avisos.

Os celulares são estes dispositivos sem fio que nos conectam ao mundo todo. Mas, você saberia explicar como eles funcionam? A pergunta parece boba, porém, muito importante para conseguirmos compreender toda a questão em relação aos celulares e postos de gasolina.

Sob os invólucros protetivos dos celulares, existe uma infinidade de minúsculos componentes eletrônicos. São eles que realizam todo o trabalho para ligar seu celular às torres de transmissão e as redes das operadoras. Assim, mesmo que não haja fios envolvidos, os celulares e as torres estão trocando informações constantemente.

Essa comunicação se dá através de ondas eletromagnéticas. Sendo estas ondas invisíveis que se descolocam muito rapidamente das torres para os telefones. Retornando em um caminho inverso em questão de segundos. Tais ondas têm valores de energia na faixa de 1,24 megaelétron-volts a 12,4 peta-elétron volts. Supõe-se que essa radiação eletromagnética seja motivo de preocupação.

Toda preocupação gira em torno do fato de que toda essa energia possa resultar em faíscas. O que, consequentemente, poderia inflamar o combustível. Podendo causar danos de proporções inimagináveis em um lugar como um posto de gasolina.

Explosões?

Até o presente momento, no que diz respeito à ciência, não existem relatos que conectem explosões em postos de gasolina com o uso de telefones celulares. Segundo um estudo realizado em postos de gasolina no mundo todo, entre 1994 e 2005, em todos os casos de incêndio registrados, nenhum deles estava relacionado com estes dispositivos.

Os celulares têm bateria de baixa voltagem, que não seriam 'potentes' o suficiente para causar uma faísca em um posto de gasolina. Entretanto, uma bateria defeituosa de um celular poderia causar uma explosão. Mas, teríamos de ser muito azarados para que nosso telefone exploda exatamente no momento em que estamos abastecendo.

Além do mais, se a causa da proibição for devido aos riscos oferecidos por uma bateria defeituosa, a bateria de um veículo também pode apresentar defeitos e potencialmente causar um incêndio.

É muito importante frisarmos que utilizar telefones celulares em postos de gasolina, mesmo que não causem incêndios, é algo completamente desaconselhável. Podemos até pensar que não, mas os celulares podem nos distrair e causar acidentes, como, por exemplo, ser atropelado por outro veículo ou atropelar um pedestre. O mesmo vale sobre utilizar o celular enquanto dirige pelas ruas e estradas.

Por outro lado, abastecer é uma tarefa importante e requer nossa atenção. Dessa forma, guarde seu telefone por alguns minutos até que você chegue ao seu destino. Assim, você poderá mexer tranquilamente nele. O quanto quiser! E o melhor de tudo, muito provavelmente sem os riscos de que tudo vá para os ares.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+