• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vacina contra acne está sendo desenvolvida e está muito próxima de virar realidade

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      09/03/18 às 11h07

A alta incidência de acne sempre foi um problema para os adolescentes. Elas ocorrem com frequência nesse período da vida por causa das alterações hormonais que estão a flor da pele. Isso faz com que a glândula sebácea produza mais sebo e, consequentemente, as espinhas se formem. O problema é que, ultimamente, esse fator não tem se restringido apenas aos adolescentes, fazendo com que alguns adultos também sofram com isso.

Em algum momento você já deve ter percebido cravos e espinhas em você, mesmo que a maioria diga que elas passam com o tempo. E, para a infelicidade de muitos, isso não é apenas uma impressão. O especialista em acne e diretor de pesquisa clínica em dermatologia do Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, afirmou que, apesar de ainda não saberem o motivo, tem crescido o número de mulheres adultas com acne.

De acordo com um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 56,4% das pessoas sofrem com acne. Infelizmente, o fato de que os cientistas não sabem exatamente qual a causa da acne faz com que resolver o problema ainda seja um desafio. Mas, mesmo que todas essas questões pareçam negativas, uma nova vacina pode ser a solução para esse problema.

O que isso proporcionaria?

Já imaginou poder ter uma vacina contra a acne? Você não teria mais que se preocupar em comprar centenas de produtos de tratamento anti-acne na tentativa desesperada de que elas desapareçam antes daquele compromisso importante. Muito menos em ficar com a maquiagem pesada ao tentar esconder o problema. Na verdade, o final desse problema estético faria com que muitas pessoas se sentissem mais confiantes e despreocupadas nesse sentido. Esse sonho parece uma completa utopia mas ele está mais perto de se realizar do que você imagina.

Isso é realmente possível?

Universidade da Califórnia, em San Diego, tem buscado uma forma de solucionar o problema por meio de uma vacina, que já está sendo desenvolvida. De acordo com eles, a acne surge devido uma substância produzida pela bactéria P. acnes. E, por mais que muitos imaginem que a solução seja combatê-la, esse não é o caso. Essa bactéria, por mais que seja responsável pela liberação da toxina que desenvolve a acne, também traz benefícios.

O pesquisador Eric C. Huang, que participa do projeto, explica que eles encontraram um antibiótico capaz de inibir os efeitos negativos produzidos pela bactéria P. acnes por meio da liberação de toxinas sem afetá-la. O projeto já deu os seus primeiros passos e obteve sucesso. A vacina foi testada em biópsias coletadas de pacientes e funcionou como esperado. Agora, o próximo passo são os testes clínicos e eles devem começar em breve.

Estamos ansiosos para o momento em que isso venha a se tornar uma realidade palpável para nós. E, depois de ler essa matéria, você também deve estar. Afinal, quem não gostaria de ter uma vacina contra acne? O que acharam?

Próxima Matéria
Via   HypeScience     DGABC  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+