Vacina promissora contra o câncer é criada por australianos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/07/20 às 16h00
foto de destaque

Câncer é o nome dado a um conjunto de centenas de mutações patológicas que acometem pessoas em todo o mundo. Essas doenças são causadas por um crescimento de células anormal e fora do controle, que tomam conta de tecidos e órgãos. Quando não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode ser fatal.

Ser diagnosticado com um câncer é o pesadelo de, se não todas, da maioria das pessoas. Isso porque essa doença geralmente é difícil de ser tratada e vários casos podem acabar em morte.

Talvez, ele seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Quem já perdeu uma pessoa querida por causa dele sabe como a doença traz sofrimento para a vítima e para as pessoas a sua volta. Só para se ter uma ideia, no Brasil, o câncer representa a segunda maior causa da óbito na população adulta.

O câncer é o crescimento desordenado de células que provocam o aumento significativo na região envolvida. Pode acontecer também de haver a invasão de tecidos e órgãos adjacentes. Em alguns casos pode acontecer das células cancerosas se espalharem pelo organismo, pelos vasos sanguíneos ou linfáticos para diferentes partes do corpo, essas são chamadas de metástases.

Por causa disso é que surgem os chamados tumores malignos. O tipo de câncer depende do número de células diferenciadas. O câncer surge por causa de alterações no DNA da célula. Isso provoca interferências na regulação de seu crescimento.

Mas graças ao avanço tecnológico, a ciência e a medicina também estão avançando. E conseguindo coisas que antes eram tidas como impossíveis. Por exemplo, depois de ter tido grande sucesso nos estudos pré-clínicos, uma vacina que promete curar o câncer está pronta para ser testada em seres humanos.

Vacina

A vacina foi desenvolvida por uma equipe da Mater Research em colaboração com a Universidade de Queensland. A Mater Research é uma empresa australiana que tem como foco pesquisas médicas . E depois que a vacina se mostrou bem sucedida nos estudos pré-clínicos, os cientistas estão se preparando para testá-la em seres humanos.

Essa vacina é um grande avanço na oncologia mundial. E ela tem um potencial para tratar diferentes tipos de câncer e também poderá combater coisas malignas no sangue humano.

"Esperamos que esta vacina possa ser usada para tratar câncer de sangue, como leucemia mieloide, linfoma não-Hodgkin, mieloma múltiplo e leucemias pediátricas. Além de malignidades sólidas, incluindo câncer de mama, pulmão, rim, ovário e pancreático e glioblastoma", disse Kristen Radford, professora e pesquisadora associada.

Funcionamento

Segundo explica a professora, a vacina desenvolvida na Austrália é feita de anticorpos humanos fundidos com proteínas específicas de tumores. "Estamos investigando sua capacidade de atingir células humanas enquanto ativamos a memória das células tumorais", completa.

De acordo com Radford, a vacina tem várias vantagens com relação à outras vacinas que ainda estão sendo estudadas para combater o câncer. O ânimo todo que a equipe apresenta com relação ao seu produto vem dos ensaios clínicos feitos com a vacina.

"Esta vacina protótipo tem como alvo as principais células tumorais necessárias para o início de respostas imunológicas específicas do tumor. Maximizando a eficácia potencial do tratamento, minimizando os possíveis efeitos colaterais", explica.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+