icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Veja como cuidar da sua imunidade em tempos de crises como esse

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 17/03/20 às 15h32

capa do post Veja como cuidar da sua imunidade em tempos de crises como esse

Estamos vivendo um momento muito caótico, devido à pandemia de coronavírus. Então, dada à atual situação, é natural ficar com medo. Dentro desse cenário de crise, é essencial se manter informado e tomar todas as medidas possíveis para evitar o contagio e a disseminação da doença. Tomar precauções básicas como lavar as mãos e manter a higiene respiratória são de extrema importância nesse momento. Foi assim que a China e outros países conseguiram conter o surto de Covid-19 com sucesso. Mas também existem outras coisas simples, que podem ajudar a se manter saudável nesse momento, uma delas é cuidar da imunidade.

Mesmo não estando no grupo de risco, é importante se proteger, justamente para não passar a doença para outras pessoas mais vulneráveis. Indivíduos com mais de 65 anos e com doenças crônicas podem desenvolver um quadro mais grave da doença, levando até à morte. Assim, manter o sistema imunológico forte pode te deixar menos suscetível ao novo coronavírus e outros vírus. E para isso, existem medidas simples que podem te ajudar a fortalecer as defesas do corpo. Confira a seguir como fazer isso.

Alimentação

A alimentação é um ponto essencial para cuidar da imunidade. Ter uma dieta rica em frutas, vegetais, gorduras boas e grãos pode ajudar a manter o organismo mais forte e preparado.

Pesquisas já mostraram que pessoas desnutridas são mais vulneráveis às doenças infecciosas. No entanto, isso não comprova se o aumento da taxa de doenças é fruto de uma desnutrição, no sistema imunológico.

Mas é importante se atentar a isso, se possível, procurar um médico e se informar sobre os níveis de vitaminas no organismo e até de uma eventual necessidade de suplementação. Frutas cítricas, alho, açafrão e espinafre, são alguns dos alimentos saudáveis, que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Hábitos saudáveis

A prática regular de exercícios físicos ajuda a baixar a pressão sanguínea, melhora o sistema cardiovascular, e consequentemente, contribui para uma melhora na saúde geral. Assim, fortalecendo também e contribuindo para uma boa imunidade.

Em contrapartida, o hábito de fumar pode enfraquecer as defesas do sistema imunológico. Assim deixando o indivíduo mais suscetível a vários tipos de infeção. Além do mais, como o novo coronavírus é uma doença respiratória, fumar pode aumentar o risco de contágio da doença.

Consumir bebidas alcoólicas em excesso, dormir pouco e ter altos níveis de estresse também pode prejudicar o sistema nervoso.

Higiene

O mais simples, e ao mesmo tempo mais relevante, cuidar da higiene é extremamente importante para se manter saudável e protegido. Lavar as mãos constantemente, é essencial em momentos como esses. Como as mãos tocam várias superfícies, elas podem carregar diversas infecções. Evite tocar os olhos, nariz e boca, e mantenha sempre a higiene respiratória, cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo ou lenço sempre que tossir ou espirrar. Isso porque essas pequenas gotas liberadas nesse momento é que espalham o vírus.

Para evitar essas gotículas, evite ao máximo se aproximar de outras pessoas e ter contato físico. O ideal é ficar a pelo menos dois metros de distância das outras pessoas. Se tiver muito perto, você pode acabar respirando essas gotículas e caso estejam infectadas, acabar contraindo a doença também.

Nesse momento é importante se cuidar, e cuidar das outras pessoas. Então, caso apresente algum dos sintomas da doença, consulte um especialista e permaneça isolado. Essa é a melhor forma de não transmitir o vírus para outras pessoas.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest