icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Veja o exato momento em que duas águias torturam um morcego friamente

POR Erik Ely    EM Curiosidades      28/02/20 às 02h10
capa do post Veja o exato momento em que duas águias torturam um morcego friamente

As águias marinhas de ventre branco são predadores majestosos, que se elevam sem esforço sobre as matas e pântanos costeiros. Mas, além disso, também podem ser muito cruéis. Em um vídeo, é possível ver o exato momento em que duas águias torturam um morcego friamente.

No vídeo, estas águias foram vistas recentemente, atormentando um inocente morcego-da-fruta. Em seguida, elas o levam repetidamente ao mar e o jogam contra as ondas. Dessa forma, depois de ver o vídeo, muitos podem se perguntar, por que as águias estavam fazendo isso com o morcego?

Águias podem ser mais cruéis do que parecem

Em 2017, Sheema Abdul Aziz, ecologista da conservação do grupo de pesquisa Rimba, na Malásia, e seus colegas visitaram a ilha de Tioman, na costa oriental da Malásia Peninsular. No entanto, na situação, o grupo não estava ali para buscar águias. Mas sim, para estudar um pequeno morcego, que come insetos e voa durante o dia.

Depois de concluir suas obervações, a equipe decidiu passar o tempo, enquanto esperava sua balsa. Para isso, eles visitaram um centro de mergulho, próximo de onde podiam ver um grupo de morcegos. Contudo, um morcego, do tipo morcego-da-fruta (Pteropus hypomelanus), posava na praia e chamou a atenção dos pesquisadores.

Aziz disse que a equipe estava sentada na lanchonete junto à praia do complexo, conversando com o dono sobre o morcegos, quando algo inesperado aconteceu. Uma águia-marinha-de-steller (Haliaeetus pelagicus) chegou de repente, e pegou um morcego da árvore próxima, fazendo com que a colônia de morcegos estourasse. Em seguida, a águia, agarrando seu prêmio, voou para o mar.

A águia avançou uns 100 metros mar adentro e jogou sua vítima no mar. Enquanto isso, uma segunda águia dava rasantes por perto. Dessa forma, Aziz e seus colegas observaram com grande atenção como o morcego nadava lentamente para terra. Mas para azar o morcego, o casal de águias marinhas esperou pacientemente, seguindo de perto o morcego junto à praia. Depois de 20 minutos de nado heroico, uma das águias se lançou, agarrou novamente o morcego e o jogou às ondas pela segunda vez.

Um método diferente para matar sua presa

Depois de ficar empapado, o morcego regressou à praia com cansaço, e desta vez, chegou em terra. Mas neste ponto, a equipe teve que pegar a balsa em frente à ilha. Por isso, não puderam ver se o morcego recebeu outra sacudida pela terceira vez. No entanto, de acordo com os pesquisadores, essa espécie de intimidação das águias pode ter sido uma forma engenhosa de caça. E ao contrário do que olhos humanos podem imaginar, esse foi mais do que uma forma de "entretenimento macabro".

Essa espécie de morcego é uma opção perigosa de presa. Isso porque os animais são relativamente grandes e fortes. Além de terem mandíbulas poderosas e cheias de dentes afiados. Com toda essa forma, um morcego pode ser considerado uma refeição bastante arriscada. Por isso, as águias fizeram com que o morcego se cansasse até os ossos, em sessões de natação improvisadas, que poderiam até mesmo, matar uma águia.


Próxima Matéria
Via   MDig  
Imagens MDig IFLScience
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest