icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Veja o plano incrível de uma cidade em Marte sob uma cúpula

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      15/06/20 às 16h54
capa do post Veja o plano incrível de uma cidade em Marte sob uma cúpula

Marte é um dos planetas mais explorados em nosso sistema solar, sendo o único a receber robôs da NASA com o objetivo de aprimorar a análise de campo. Várias descobertas ao longo dos anos sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida em algum momento.

Os rovers mandados ao planeta encontraram evidências concretas sobre as condições de diferentes regiões marcianas. Que reforçam a ideia de que Marte foi um planeta quente, úmido e com atmosfera espessa. A pergunta que sempre fica é se esse planeta, cheio de estações, calotas polares, vulcões extintos e canyons é habitável.

O quarto planeta do nosso sistema solar é, depois da Terra, o mais popular. E o sonho de colonizá-lo é alimentado quase que desde quando sua exploração começou. Por mais que a Terra e Marte tenham algumas similaridades, eles são planetas completamente diferentes em vários sentidos.

É claro que o planeta vermelho ainda é um mistério para nós humanos. Mas já sabemos algumas coisas a respeito dele. Por exemplo, uma pessoa que, pesa 100 quilos aqui na Terra, pesaria apenas 38 quilos em Marte. Pode parecer uma coisa boa, mas outras condições de Marte o fazem impróprio para a vida como nós a conhecemos. Mesmo que o planeta não tenha condições para que a vida exista sem nenhuma interferência, como aqui na Terra, isso não nos impede de querer viver lá.

Projeto

Em 2017, o escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group foi convidado, pelo governo de Dubai, para projetar um protótipo de uma cidade marciana. Eles criaram uma visão deslumbrante de como poderia ser a vida no Planeta Vermelho um dia.

Esse projeto faz parte da Mars Science City dos Emirados Árabes Unidos, que é um espaço para o Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, em Dubai. Até o momento essa cidade marciana projetada não passa de um conceito. Mas isso não faz com que a visão dela seja menos bonita.

Os arquitetos do Bjarke Ingels Group imaginaram que essa futura cidade em Marte seria feita pode vários biomas pressurizados cheios de oxigênio que seria extraído do gelo subterrâneo do planeta. E a energia seria fornecida pelo sol.

"Como há muito pouca atmosfera em Marte, a transferência de calor será muito baixa. O que significa que o ar dentro das cúpulas não esfriará tão rápido quanto na Terra", explicou Jakob Lange, arquiteto do Grupo Bjarke Ingels.

Cidade

Outro fator que dificulta a vida em Marte é a radiação nociva da sua superfície. Por isso, essas salas projetadas ficariam enterradas a aproximadamente seis metros de profundidade.

"No futuro, em Marte, você teria claraboias em sua caverna subterrânea que seriam como aquários, com peixes nadando por aí", disse Lange.

Um fator que seria interessante para a vida em Marte é que a gravidade no planeta é apenas um terço da gravidade na Terra. E Lange explica que isso praticamente cria um novo conjunto de regras que eles devem seguir quando estão projetando essa arquitetura para o espaço.

Esse projeto conceitual destinado a Dubai terá na cidade final um laboratório de pesquisa, instalações educacionais, museu, anfiteatro. Além de um espaço para um escritório, que poderá ser usado de forma conjunta.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Futurism
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest