• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Veja o vídeo do primeiro eclipse solar já filmado na História

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      05/06/19 às 14h51

Você já deve ter ouvido falar de eclipses alguma vez, né? Muitas pessoas adoram presenciar um bom eclipse, visto que esses são bastante noticiados antes de acontecerem. Existe o eclipse lunar e o solar. O elipse lunar trata-se de um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua é ocultada pela sombra do nosso planeta. No geral, esse pode ser visto a olho nu. Isso acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão em alinhamento, estando a Terra ocupando o meio dos dois corpos. O eclipse lunar só pode acontecer quando coincidirem a fase de Lua cheia e a passagem da mesma pelo seu nodo orbital.

O eclipse solar é o fenômeno que acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. Ela oculta por completo ou de forma parcial a sua luz. É basicamente o que ocorre no lunar, mas a ordem dos corpos muda, deixando de ser a Terra no meio e passando a ser a Lua. Os três corpos precisam estar alinhados, assim dando o efeito necessário para ser considerado tal fenômeno. Talvez, seja o solar o mais admirado pelas pessoas, pois é extremamente incomum "anoitecer" no meio do dia, né? Uma notícia recente a respeito chamou a atenção: saíram as imagens do primeiro eclipse solar filmado na História.

Essas imagens divulgadas tratam-se das primeiras gravadas desse fenômeno. O vídeo foi feito em 28 de maio de 1990, no estado americano da Carolina do Norte, por Nevil Maskelyne, um mágico britânico. A duração é de um pouco mais de um minuto e o vídeo revela o Sol coberto pela sombra da Lua no momento exato em que a Lua passa entre a Terra e o Sol. O vídeo foi compartilhado como parte do programa British Film Institute, Victoriam Film. Esse apresentou 500 filmes feitos entre 1895 e 1901.

Eles estão disponíveis agora pela primeira vez em celebração ao 200º aniversário da Rainha Vitória. Essa foi uma das monarcas mais poderosas da história do Reino Unido. Confira conosco a seguir o vídeo que está viralizando na internet e encantando todos os apaixonados por eclipses solares.

Vídeo do eclipse

As filmagens foram restauradas em parceria com a Sociedade Astronômica Real, instituição que presenciou o momento em que Nevil realizou a gravação. O mágico responsável também era inventor e utilizou um telescópio cinematográfico para a filmagem. Segundo pesquisadores, é possível que ele tenha fabricado o item por conta própria. De acordo com Bryony Dixon, curador da BFI, esse filme foi exibido em 1900 para a RAS e ao público geral. Ele teria sido mostrado como "parte de um programa de mágica e atos ilusionistas".

"O efeito similar ao de um anel de diamante da coroa lunar afeta a exposição da imagem em sua totalidade", disse Dixon. "Maskelyne foi capaz de mudar a exposição e a abertura da câmera conforme o evento ocorria, traçando o efeito de desaparecimento gradual da coroa no aumento da luz solar".

E aí, o que você achou dessas imagens? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+