• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vênus foi um planeta habitável, diz estudo

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      26/09/19 às 18h33

Vênus é o segundo planeta do sistema solar. E recebeu esse nome em homenagem a deusa romana do amor e da beleza Vênus, conhecida também como Afrodite. O planeta Vênus, tem cerca de 4,5 bilhões de anos e é considerado o corpo celeste mais brilhante no céu. Isso, depois do sol e da lua, claro. E é conhecido como, estrela Dalva ou estrela da manha.

Em suma, o planeta Vênus possui aspectos semelhantes ao planeta Terra. E segundo estudos, o planeta já foi habitável. E o que vem motivando estudos como esse, é saber se há a possibilidade de viver, em algum outro planeta. Isso, devido à crescente destruição, causada ao planeta Terra. Provavelmente, chegará no momento em que a Terra se tornará inabitável. E quem sabe, nesse caso, Vênus não seria uma boa opção?

O planeta Vênus

Graças a um estudo, realizado pela NASA, foi constatado que Vênus poderia ter sustentado um ambiente perfeitamente habitável, por bilhões de anos, até que algo o transformou, praticamente, em uma estufa infernal.

O planeta Vênus tem sua superfície, coberta por lavas, e é composta principalmente por dióxido de carbono e ácido sulfúrico. Em suma, os responsáveis pela formação de densas nuvens. E essas nuvens formam uma espécie de estufa, causando a elevação da temperatura a tal nível, que é capaz de derreter até chumbo.

Como Vênus, está tão próximo ao sol, cientistas achavam que não haveria a possibilidade de ter água na superfície do planeta. Pensando nisso, fizeram um estudo, a partir de uma simulação climática do passado de Vênus.

O estudo revelou que, durante os primeiros 3 bilhões de anos de existência do planeta, a superfície de Vênus seria coberta por oceanos e a atmosfera era adequada para que a vida humana sobrevivesse nela.

Porém, o estudo não revelou o que pode ter acontecido no planeta, para que mudasse tão drasticamente. Os cientistas supõem que, há cerca de 750 milhões de anos atrás, ocorreu algum evento climático. E esse evento fez com que o planeta se tornasse como o conhecemos hoje.

Esse evento, provavelmente, foi o responsável pela liberação do dióxido de carbono, das rochas da superfície do planeta. O dióxido foi jogado em sua atmosfera. E assim, formando o efeito estufa, que acontece até os dias de hoje. O evento climático fez com que a atmosfera engrossasse. E, consequentemente, fez com que as temperaturas se elevassem. Do mesmo modo, com que os oceanos secassem.

Então, infelizmente, agora não podemos considerar o planeta Vênus, como uma opção de refúgio para os eventos, que vêm acabando com nosso planeta.

Um refúgio habitável

Com a crescente alteração climática, poluição, degelo das geleiras, queimadas nas florestas, animais em extinção, uma coisa é certa: logo precisaremos de outro planeta, que sirva de um refúgio para a vida humana.

Como o planeta Vênus, já não é mais habitável como há 750 milhões de anos atrás, cientistas procuram por outro planeta que seja capaz de sustentar a vida. Provavelmente, um planeta mais afastado do sol, onde a temperatura fosse mais agradável.

Não seria o caso de Vênus. Pois a sua superfície, poderia muito bem ser comparada ao que imaginamos que seja o inferno. Isso, graças aos seus 864º Celsius, de temperatura, que podem chegar a sua superfície.

Próxima Matéria
Via   todamateria     sputniknews     .therichest  
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+