icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Verdade ou mentira: beijar um homem com barba é mais sujo que beijar um cachorro?

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      18/04/19 às 15h10
capa do post Verdade ou mentira: beijar um homem com barba é mais sujo que beijar um cachorro?

A barba nunca esteve tão em evidência como agora. Muitos ousam dizer que a barba é a maquiagem do homem. E de fato, a barba masculina tem cada vez mais atraído novos adeptos e o público feminino parece aprovar. Mas um novo estudo mostrou que esse "acessório" fashion dos homens carrega mais bactérias do que os pelos de um cachorro.

Alguns especialistas têm levantado um alerta sobre a presença de organismos na barba. Devido à forma dos pelos faciais, eles são como esponjas de bactérias que não saem nem com uma boa higiene. Mas calma, nem sempre isso representa algum risco à saúde do homem ou de outras pessoas que tiverem contato com ele. Mesmo com todo alarde que esse estudo causou, não é motivo para deixar de beijar ninguém.

O estudo

O estudo foi realizado por pesquisadores da clínica suíça Hirslanden e mostrou que amostras de barba estavam cheias de bactérias. Segundo informações do Daily Mail, quase metade dessas bactérias tinham organismos considerados perigosos à saúde humana.

Os resultados obtidos com as amostras de pelos de barbas foram comparados com amostras de pelos de cachorro. Em nenhum momento, o estudo tinha esse objetivo, mas acabou mostrando que as amostras de pelos de cachorro apresentaram menos micróbios do que barbas. "Com base nesses resultados, os cães podem ser considerados higiênicos como os homens com barba", afirmou Andreas Gutzeit, autor do estudo.

No total foram colhidas amostras de 18 homens, e todas elas tinham uma grande quantidade de bactérias. Em sete delas, foram encontradas bactérias consideradas prejudicais. Em contrapartida, apenas 23 dos 30 cachorros tinham a mesma quantidade no pelo.

Mesmo que o estudo tenha sido baseado em uma pequena quantidade de amostras, muitos pesquisadores alertaram sobre a falta de higiene nas barbas. "Os pelos faciais masculinos escondem mais germes porque são mais espessos que os outros tipos de pelos, por isso, eles capturam mais facilmente sujeira e bactérias", explicou Carol Walker, especialista em tricologia.

A barba

Por ser próximo da boca e do nariz, o cabelo da barba fica em um lugar propício à bactérias. Restos de comida podem ficar presos ali e começar a apodrecer. Caso o homem com barba fique resfriado, cepas de estafilococos (bactérias responsáveis por várias doenças) poderiam ser encontradas em seu pelo facial.

Vários homens têm o hábito de tocar constantemente suas barbas. Se suas mãos estiverem sujas, automaticamente, eles estarão transferindo a sujeira das mãos para a barba, e com ela as bactérias. Walker ainda relatou que notou que vários homens estão desenvolvendo problemas de pele devido à barba.

Também existe a possibilidade de homens com barbas transferirem essas bactérias para outras pessoas, no caso, seus parceiros. "Se você está se relacionando com alguém e se você o beijar, você pode passar essas bactérias", disse Walker.

Segundo o microbiologista Ron Cutler, da Universidade de Londres, existem evidências científicas que mostram que a barba pode transmitir infecções. Por todos esses motivos, é importante que os homens mantenham uma boa higiene em suas barbas.

Mesmo que existam evidências da presença de bactérias na barba, não há nada que prove que elas apresentem qualquer risco à saúde, explicou Anthony Hilton, professor da Universidade de Aston.

"É normal encontrar 20 mil tipos de bactérias na pele que não são prejudiciais", disse ele. Outros especialistas concordam com a afirmação. "Elas são as mesmas bactérias encontradas em sua pele. Eles não são um problema ou representam um risco à saúde", disse Hugh Pennington, professor de bacteriologia na Universidade de Aberdeen.

E você, o que achou dessa informação? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos barbudos.


Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest