icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Verdade ou Mito? A Nasa modificou seu signo do zodíaco?

POR PH Mota EM Curiosidades 19/09/16 às 19h17

capa do post Verdade ou Mito? A Nasa modificou seu signo do zodíaco?

Nos últimos dias, alguns sites e correntes tem veiculado a informação de que a Agência Espacial Americana (Nasa) teria provocado uma alteração no zodíaco, mudando os tradicionais doze signos que a maioria das pessoas já conhece. Por meio da nova atualização feita pela Nasa, o novo sistema substituiria o já conhecido há 2 mil anos e mudaria o signo de cerca de 86% da população.

Por mais que a agência se dedique a estudar as estrelas e a posição dos astros bom base na astronomia, e não na astrologia, muita gente acreditou na informação. Isso começou a acontecer por conta de algumas postagens que utilizaram o site Space Place como referência. O Space Place é um site da Nasa voltado para crianças que trata de informações científicas com maior simplicidade para os pequenos.

Dentro do Space Place, existe uma seção que trata da explicação da origem dos signos, há mais de 3 mil anos. O site menciona os antigos Babilônios e sua paixão pela observação do céu e da posição das estrelas, o que começou a relacionar os astros com algumas diferentes personalidades percebidas nas pessoas da Terra.

Origem dos signos

Naquela época, o zodíaco como ainda conhecemos hoje foi inventado com base em 12 constelações que eram vistas repetidamente no céu no espaço de um ano. Como o nosso planeta gira ao redor do Sol, ele iria passar por cada uma das constelações que formavam o zodíaco ao longo do ano. Um calendário de 12 meses, com base nas fases da lua, já existia, então cada constelação também ganhou uma parte do ano.

Já naquela época, a decisão não acompanhava precisamente o início e fim de cada mês. Como a escolha das constelações não seguia exatamente as mesmas datas dos calendários, algumas delas foram empurradas ou atrasadas ou pouco mais, pegando fatias de diferentes meses ao longo do zodíaco. Como as decisões da época eram mais arbitrárias e menos científicas, até umas uma décima terceira constelação que fazia parte da rota do Sol foi deixada de lado: Serpentário.

Astronomia

Hoje em dia a Nasa e outras agências espaciais já sabem que a posição das constelações não são as mesmas no céu como as percebidas pelos Babilônios há 3 mil anos. Por conta de uma pequena oscilação no eixo da Terra, essa mudança acontece com uma frequência milenar. Há 2 mil anos, durante o solstício de junho o Sol estava entre gêmeos e câncer. Agora, na mesma época, está entre gêmeos e touro. Já no ano de 4.609, a ciência é capaz de prever que ele estará entre touro e áries.

No artigo publicado no site Space Place, a Nasa esclarece que astrologia e astronomia são coisas completamente diferentes. Ainda assim, a informação foi publicada com fontes da Nasa como se fosse uma alteração feita pela agência espacial. De acordo com um porta-voz da Nasa, Dwayne Brown, em entrevista ao site Gizmodo a agência não realizou nenhuma mudança no zodíaco, mas apenas informou sobre os cálculos de observação do céu.

Astrologia

A descoberta da constelação de Serpentário, na verdade não é recente. Desde 1930, os limites de 88 constelações foram definidos por Eugène Joseph Delporte na União Astronômica Internacional (UAI). Com base nisso já havia uma sugestão de 13 signos astrológicos publicada em 1970, com Serpentário colocado entre 29 de novembro e 17 de dezembro.

Capricórnio: 20/01 a 16/02
Aquário: 16/02 a 11/03
Peixes: 11/03 a 18/04
Áries: 18/04 a 13/05
Touro: 13/05 a 21/06
Gêmeos: 21/06 a 20/07
Câncer: 20/07 a 10/08
Leão: 10/08 a 16/09
Virgem: 16/09 a 30/10
Libra: 30/10 a 23/11
Escorpião: 23/11 a 29/11
Serpentário: 29/11 a 17/12
Sagitário: 17/12 a 20/01

Em 2011, a ideia do 13º signo voltou a ganhar destaque na imprensa internacional, tendo atingido, agora, uma nova repercussão atribuída à Nasa. Mesmo que a agência tenha deixado claro não ter nenhuma relação com a astrologia. Então, se você se deparar com essa informação por aí, fique tranquilo. O zodíaco continua inalterado para os astrólogos e irrelevante para a Nasa, cada um na sua.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest