icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Vespas assassinas foram vistas nos EUA oficialmente

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/05/20 às 16h22
capa do post Vespas assassinas foram vistas nos EUA oficialmente

As vespas são insetos pertencentes à ordem dos himenópteros e também são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. No entanto, com muito menos eficiência em comparação com as abelhas. Isso porque as vespas não tem corbícula, que é uma espécie de bolsa localizada na pata traseira, onde o inseto transporta o pólen.

Muitas pessoas se apavoram ao ver uma vespa. Principalmente porque uma certa intolerância em relação a elas foi criada. Até porque são vários os incidentes envolvendo suas dolorosas picadas que podem levar a problemas sérios para aqueles mais sensíveis. Depois de uma picada podem aparecer sintomas alergias, coceiras, inchaços, e outros sinais mais graves.

Ao todo existem mais de 75.000 espécies de vespas espalhadas no mundo. E como se 2020 já não tivesse turbulento o suficiente, os EUA enfrentam um outro problema chamado "vespa assassina".

O nome oficial do animal é vespa gigante asiática ou Vespa mandarinia. Elas foram vistas pela primeira vez nos EUA nos últimos meses. E de acordo com o Departamento da Agricultura do estado, elas apareceram primeiro no estado de Washington.

Insetos

Os pesquisadores da universidade Estadual de Washington (WSU) disseram que essas vespas, com mais de cinco centímetros, foram vistas pela primeira vez em dezembro de 2019. E ficavam mais ativas na primavera.

"Eles são como algo tirado de um desenho animado de monstro com esse enorme rosto amarelo-alaranjado", disse Susan Cobey, criadora de abelhas do Departamento de Entomologia da WSU.

"É uma vespa chocantemente grande", acrescentou Todd Murray, especialista em espécies invasoras da universidade.

Segundo as autoridades, essas vespas não são agressivas com pessoas ou animais de estimação. Mas elas podem atacar se sentirem-se provocadas e já mataram pessoas em situações extremas.

Perigo

Em 2013, na província de Shaanxi 41 pessoas foram mortas e 1.600 ficaram feridas entre junho e outubro do ano. Mas o verdadeiro alvo dessas vespas são as abelhas. O objetivo principal delas é atacar e destruir as colmeias e geralmente decapitar as abelhas que estiverem nela.

"As vespas gigantes asiáticas atacam e destroem colmeias de abelhas. Algumas vespas podem destruir uma colmeia em questão de horas. As vespas entram em uma 'fase de abate' onde matam abelhas decapitando-as", explicou o Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA).

"Elas então defendem a colmeia como se fossem sua, levando a ninhada para alimentar seus próprios filhotes. Elas também atacam outros insetos. Mas não se sabe se elas podem destruir populações inteiras desses insetos", continuaram.

Os cientistas querem deixar claro a população que ela precisar tomar bastante cuidado com esses animais. A ameaça que essas vespas representam é real. Por isso, a WSDA tem um site dedicado a relatos de avistamentos desses insetos e instruções de como capturá-los.

O site tem uma grande faixa vermelha em sua página alertando as pessoas a terem muito cuidado se estiverem perto desses insetos.

"Não tente tirá-los você mesmo, se os vir. Se você entrar no meio delas, fuja e chame-nos! É realmente importante sabermos todos os avistamentos, se vamos ter alguma esperança de erradicação", informou a WSDA em um post.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Science alert
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest