• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Viagem no tempo pode ser possível segundo físicos

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      09/02/18 às 12h59

Todo mundo já quis voltar no tempo para corrigir alguma coisa, não é mesmo? Uma atitude que teve, algo que falou, ou simplesmente reviver um bom momento. Se não para o passado, pelo menos para o futuro quase todos nós já tivemos a vontade de viajar. Descobrir quais seriam os números sorteados na loteria ou saber como iríamos morrer faz parte dos sonhos de muitas pessoas.

Para a alegria de todos, Brian Cox, um físico de partículas britânico afirma que isso será possível. "A viagem no tempo é possível, é claro. Mas com uma pequena nuance. Ainda não temos tecnologia suficiente e, acima de tudo, devemos ter claro que a viagem só poder ser dirigida em uma direção: o futuro", afirmaram alguns cientistas.

Se você se interessa por esse assunto, prepare-se para descobrir coisas fascinantes que poderão mudar o rumo da humanidade. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos que se interessam por esse assunto. Agora, sem mais delongas, confiram conosco as teorias dos pesquisadores.

Seria possível viajar para o futuro?

O físico Brian Cox é muito conhecido na Europa e possui programas interessantes de disseminação científica. No momento, ele faz parte dos experimentos no CERN (Conselho Europeu de Pesquisar Nucleares), que fica na Suíça. Ele conseguiu bons resultados nos experimentos. Brian sempre foi muito apaixonado pelos conceitos de viagem no tempo e por isso está presente em diversas reuniões cientificas que tratam do assunto.

De acordo com ele, a viagem no tempo será possível  e não parte de um conceito louco. Porém, até hoje não existem evidências claras de que alguém tenha conseguido. Stephen Hawking chegou à mesma conclusão anos atrás, após realizar uma experiência simples e ilustrativa. Em junho de 2008, ele realizou uma festa em sua casa que ficava próxima a Universidade de Cambridge. Porém, ninguém compareceu ao evento e o motivo para isso foi: Hawking enviou o convite depois que o evento havia passado, espalhando o aviso via redes sociais, acreditando que algum viajante do tempo compareceria.

Porém, para ele, isso serviu para provar que as viagens no tempo para o passado são impossíveis. Brian Cox também compartilha da mesma crença. Ele acredita que podemos construir máquinas do tempo, mas apenas para viajar para o futuro, onde teremos a total liberdade de movimento. Mas como isso seria possível? De acordo com as próprias palavras, teríamos que confiar na teoria da relatividade de Albert Einstein.

Como seria possível isso?

Realizar algo assim só poderia ser bem sucedido se pudéssemos viajar numa velocidade muito alta. Próximo a velocidade da luz, pelo menos. Se viajarmos rápido o suficiente, o relógio será atrasado quando relacionado com as pessoas que ainda estão no momento atual. Quando mais perto da velocidade da luz chegarmos, mais poderemos perceber os relógios atrasados e, com isso, será possível avançar pelo menos 10 mil anos para o futuro. Incrível, né?

O projeto realizado no CERN em que Brian faz parte nos diz que, simplesmente, podemos encontrar novas dimensões num futuro em que tivermos tecnologia avançada o suficiente para viajar no tempo. Poderemos encontrar algo que nos mostra que vivemos em um espaço tridimensional. Saber se já houveram viagens no tempo ainda faz parte apenas das teorias da conspiração.

E aí, o que você achou disso tudo? Acredita que poderemos viajar livremente para o futuro daqui há alguns anos? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+