icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


A vida da Terra poderia ter vindo de outro Sistema Solar?

POR Diogo Quiareli EM Ciência e Tecnologia 08/05/19 às 15h54

capa do post A vida da Terra poderia ter vindo de outro Sistema Solar?

Um dos maiores segredos da história é a criação da humanidade. Falar sobre esse assunto é uma tarefa em demasia complicada, visto que as crenças variam de pessoa para pessoa. Há quem acredita que os seres humanos foram criação divina, onde Deus criou do zero o homem e, a partir dele, a mulher. Assim, eles passaram a se multiplicar e multiplicar-se até chegar aos dias atuais. Por outro lado, há a forte crença na teoria do Big Bang, sendo então esse evento o responsável pela criação de todas as coisas naturais que temos hoje. Não menos importante, há teorias de que a vida da Terra poderia ter vindo de outro Sistema Solar.

Você provavelmente já deve ter ouvido alguma teoria "estranha" sobre a criação do mundo e da humanidade. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecido pesquisou melhor sobre uma teoria bastante convincente e essa envolve seres de outras galáxias. A mesma afirma que a vida na Terra poderia ter vindo de outro Sistema Solar. Se você conhecer outra que acredita, comenta pra gente aí embaixo e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

A vida da Terra poderia ter vindo de outro Sistema Solar?

A vida no nosso planeta pode ter vindo de longe, a bordo de um visitante interestelar. Esse poderia ter vindo em um objeto no formato de um charuto. Os pesquisadores o chamam de "Oumuamua". O Oumuamua passou por nosso Sistema Solar no último outono e é o primeiro objeto interestelar confirmado, já observado em nosso espaço. No entanto, acredita-se que não foi o primeiro, muito longe disso na verdade. "Achamos que algo como o Oumuamua poderá cruzar o nosso espaço a qualquer momento", disse o cientista planetário Bill Bottke.

O seu pronunciamento aconteceu durante um painel de discussão na conferência Breakthrought Disc, na Universidade da Califórnia. "E isso realmente tem implicações interessantes", acrescentou Bottke, que dirige o Departamento de Estudos Espaciais do Southwest Research Institute, em Boulder, Colorado. Uma certa implicação destaca que "objetos semelhantes a Oumuamua poderiam desempenhar um papel na transferência da vida de mundo para mundo ao redor dos cosmos". Sendo assim, nasce a crença de que viemos de outro Sistema Solar.

O tamanho do Oumuamua é desconhecido, mas os pesquisadores acreditam que seja algo com mais ou menos 800 metros. O objeto apresentava "aceleração não-gravitacional" ao se afastar do Sol. Isso estimula a especulação de que "Oumuamua poderia ser uma nave alienígena de algum tipo". No entanto, a opinião consensual é de que o intruso é gelado e seus movimentos estranhos se derivaram por uma descarga de gás cometa.

Foto do Oumuamua

"Isso nos diz que o gelo pode sobreviver nessas distâncias interestelares", disse a astrobióloga Karen Meech, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, durante o painel Breaktrhough. Pesquisas informam ainda que objetos iguais ao Oumuamua fornecem um bom isolamento térmico e proteção contra radiação. Por isso, acreditam que esses objetos possam ter trazido vida para o nosso planeta sem danificá-los. Não está claro se havia algum tipo de criatura a bordo desse objeto estranho, visto que ele passou por nós a 215.000 km/h.

E aí, o que você achou dessa informação? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest