• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


[VÍDEO] Assista como é o nascimento de uma ilha na natureza

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      29/11/19 às 14h38

Você, alguma vez na vida, já se perguntou como é o nascimento de uma ilha na natureza? Se não, esse é o momento de pensar a respeito. Imagine o quão incrível a natureza é, para fazer esse tipo de coisa. Mais do que imaginar como é isso, podemos ver, graças a esse vídeo, que mostra o nascimento de uma nova ilha vulcânica, no Japão. A ilha surgiu em 2013, e fica localizado ao sul de Tóquio, no Oceano Pacífico. E o melhor, ela continua crescendo, depois de se fundir com outra ilha já existente.

As imagens, que mostram o momento, foram divulgadas pela guarda costeira do Japão. Segundo informações da rede de televisão japonesa NHK, a nova ilha aumentou 11 vezes o seu tamanho inicial, desde 2013."Uma cratera segue lançando matéria entre 5 e 6 vezes, por dia" e a ilha continua a se estender ao leste, como explica um comunicado oficial. "A alimentação regular de magma prossegue", acrescentou o vulcanologista japonês, Kenji Nogami. Confira a seguir, o registro do momento.

O vídeo

As imagens são realmente impressionantes. Devido à magnitude das explosões vulcânicas, os barcos não podem se aproximar a um raio de 6 quilômetros de distância da ilha. Até porque, segundo especialistas, também há um risco de erupção.

A nova ilha surgiu em meados do mês de novembro, devido a uma forte atividade vulcânica, que não para de crescer. Até então, media aproximadamente 1.950 metros de leste a oeste e 1.800 metros de norte a sul. Segundo a guarda-costeira japonesa, no total, a ilha media cerca de 2,45 quilômetros quadrado.

Inclusive, a guarda-costeira realizou missões regulares de reconhecimento aéreo, para verificar o estado e expansão da nova ilha, que surgiu em meio ao pequeno arquipélago de Ogasawara.

A ilha

Esta é a primeira vez, em quatro décadas, que uma ilha emerge na zona meridional do país. A nova ilha, ainda é muito frágil, porém, tem grande potencial e muitas chances de sobreviver.

No Japão, a zona sísmica e vulcânica deram origem a pelo menos quatro ilhas, desde o fim da guerra do Pacífico. Uma delas surgiu em 1986, mas desapareceu em dois meses. A outra nasceu em setembro de 1973, também em Nishinoshima.

No entanto, por mais comum que seja esse tipo de fenômeno no Japão, isso não é uma exclusividade da região. Em 2013, uma ilha também surgiu no mar da Arábia, depois que um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Paquistão, a centenas de quilômetros de distância da nova ilha.

Enfim, e você, o que achou do vídeo? Já tinha visto algo parecido antes? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar também com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Uol  
Imagens Uol
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+