• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vídeo em câmera lenta mostra um motor funcionando

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      30/10/19 às 12h31

Pode parecer algo simples, a gente pega a chave, coloca na ignição do carro, e liga o veículo. Pronto, ele está preparado para te levar a qualquer lugar que você deseja. Mas você, alguma vez, já teve a curiosidade de saber como realmente funciona o motor do carro? E tudo o que acontece sob o capô do seu veículo? Se sim, hoje você vai descobrir como funciona e ainda irá ver isso em câmera lenta. Tudo para se ter uma ideia real do que acontece com o motor para dar impulso ao carro para que ele se locomova.

A lógica disso é bem simples, na verdade. Imagine o carro como um corpo que precisa de combustível. Quando a gente precisa de combustível, a gente se alimenta, o mesmo acontece com o seu carro, e você o alimenta com gasolina ou álcool, certo? Assim como o nosso corpo transforma o alimento em energia, o motor do carro também converte o combustível em energia, para gerar o movimento. Alguns carros mais modernos, os chamados carros híbridos, também utilizam da eletricidade das baterias, para ajudar a impulsionar o veículo. Entenda como funciona um motor de carro.

O funcionamento do motor

O processo de conversão de combustível é chamado de "combustão interna". Durante esse processo, os motores utilizam pequenas explosões controladas, para gerar a energia necessária, para mover o seu carro conforme a sua necessidade.

Caso você crie uma explosão dessa em um espaço pequeno e fechado, como um pistão em um motor, uma enorme quantidade de energia será liberada como gás em expansão. O motor do carro convencional cria essas explosões, centenas de vezes, por minuto para fazer com que o carro se mova. Ele aproveita dessa energia justamente para impulsionar o veículo.

Essas explosões forçam os pistões no motor a se moverem. E isso é um processo constante, já que, quando a energia da primeira explosão está perto de acabar, outra explosão acontece. Isso impulsiona os pistões a se moverem novamente. E o ciclo se mantém repetidamente, para que o carro tenha a potência necessária para se mover.

Os motores dos carros utilizam o ciclo de combustão de quatro tempos. Sendo os quatro cursos: admissão, compressão, combustão e escape. Nessa mesma ordem. Assim os golpes repetidamente geram energia. Como acontece no vídeo a seguir.

O vídeo

Nesse vídeo, podemos ver o processo de funcionamento do motor, em câmera lenta, e dá para entender claramente como funciona os quatro processos. Mas antes, vamos entendê-los, começando pela admissão. Durante o ciclo de admissão, a válvula de admissão se abre e o pistão se move para baixo. Esse é o ponto inicial do processo, e que traz o ar e o gás para o motor.

Em seguida, vem a compressão, que começa quando o pistão se move para cima e empurra o ar e o gás para um espaço mais limitado. Ou seja, em um espaço menor, a explosão será mais poderosa.

Agora, no processo de combustão, a vela de ignição cria uma faísca, que inflama e explode o gás. O poder dessa explosão é o que força o pistão a recuar.

E por fim, a última parte do ciclo, o chamado escape. Durante essa etapa, a válvula de escape se abre para poder liberar os gases residuais criados durante a explosão. Esse gás é movido para o conversor catalítico, onde será limpo e silenciado, antes de sair do veículo por meio do tubo de escape.

Enfim, é um processo bastante interessante que, com o vídeo, fica ainda mais fascinante de ver como funciona um motor em ação. E você, o que achou do vídeo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Wonderopolis  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+