• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vídeo impressionante mostra como seu cérebro é lavado durante o seu sono

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      14/11/19 às 14h52

Dormir está entre as coisas mais prazerosas da vida. Muitas pessoas esperam então ansiosamente pela noite, só para chegarem em suas casas após uma rotina cansativa, e dormir. É nesse momento que o nosso cérebro descansa e repõem as energias para o próximo dia. Mas você já se perguntou o motivo pelo qual descansamos tão bem quando dormimos? Existe um processo que o nosso cérebro enfrenta quando dormimos e foi divulgado um vídeo, mostrando como isso acontece. Pensando nisso, nós buscamos essas imagens para você, caro leitor.

Quando dormimos, estamos de fato lavando o nosso cérebro. Com base nisso, os neurocientistas produziram então um vídeo incrível, mostrando esse processo que geralmente acontece a noite. Nesse processo, ondas de líquido cefalorraquidiano agudo fluem no cérebro. Esse estudo mostra, pulsando ritmicamente enquanto dormimos. Assim, ao mesmo tempo, eliminando as toxinas que deveriam estar se acumulando, no interior de nossas cabeças. O processo, que parece simples, não é bem assim.

A equipe, por trás desses novos insights, afirmam que os resultados são capazes de ajudar no estudo de diversos distúrbios neurológicos e psicológicos. Isso, principalmente naqueles associados a padrões de sono interrompidos. "Sabemos há algum tempo que existem essas ondas elétricas de atividade nos neurônios". Isso foi dito pela neurocientista Laura Lewis, da Universidade de Boston. "Mas, até agora, não percebemos que também existem ondas no CSF". Existem ainda estudos passados sobre isso. Mostramos para você.

Estudos anteriores sobre o cérebro

Alguns estudos anteriores sugeriram que o LCR é importante para a remoção de resíduos no cérebro. No entanto, até agora, os cientistas não sabiam sobre essa ação pulsante ou puderam observá-las. Combinadas com a atividade cerebral e a diminuição do fluxo sanguíneo enquanto dormimos, essas ondas do LCR aparentam estar lavando proteínas desnecessárias e outros detritos. Conforme haja frequência lenta nas ondas, há diminuição da medida que envelhecemos.

O novo estudo é capaz de ajudar na pesquisa de problemas normais relacionados à idade, além de distúrbios específicos. O trabalho dos cientistas também significa que, hoje, é possível saber se uma pessoa está dormindo ou não. Para isso, eles apenas analisam os padrões do LCR, em uma tomografia cerebral.

"É um efeito tão dramático", diz Lewis. "Isso era algo que não sabíamos que aconteceu, e agora podemos apenas olhas para uma região do cérebro. Imediatamente, ter uma leitura do estado do cérebro em que alguém está". Foi gravado então um vídeo mostrando todo esse processo. Para finalizar esses estudos, 13 pessoas, com idade entre 23 e 33 anos foram monitoradas enquanto dormiam. Nesse mesmo tempo, estavam sendo submetidas a uma ressonância magnética. Fomos atrás de imagens e decidimos trazer o vídeo que mostra todo esse processo, para que possamos compreender melhor. Confira a seguir:

Vídeo

No vídeo, como falamos anteriormente, mostra a forma como o cérebro é banhado durante a noite.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo, afinal, o seu feedback é de extrema importância. Aproveite ainda para fazer um tour por nosso site e viaje por um universo de curiosidades.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+