icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Vídeo incrível mostra a probabilidade de nascimento de mutantes

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      06/02/20 às 15h40
capa do post Vídeo incrível mostra a probabilidade de nascimento de mutantes

Recentemente, o canal "Reigarw Comparisons" montou um vídeo incrível que mostra a probabilidade de nascimento de mutantes. Dessa forma, o vídeo calcula as chances de um humano possuir superpoderes extremamente raros. Contudo, não estamos falando de algo que saiu das páginas de um quadrinho do X-Men, mas sim, de poderes que humanos podem possuir.

Entre os possíveis poderes, estão alguns hábitos de sonos, altos níveis de QI, ambidestria, memória fotográfica, velocidade, resistência, acuidade visual e também, super degustação. Além disso, também representadas nestes gráfico, as chances de uma pessoa ser resistente a coisas como fogo, álcool, sono, pouco oxigênio, dor e veneno.

Humanos que possuem superpoderes

Na descrição do vídeo, o canal Reigarw Comparisons (Comparações de Reigarw), é possível entender sobre o que se trata o vídeo. "De imunes à dor e à eletricidade, até um possível prodígio na música. Na arte ou mesmo em uma calculadora humana, compararemos a superpotência mais rara que a humanidade já conheceu. Afinal, qual a probabilidade de ser ambidestro, ter ossos inquebráveis ou mesmo, super resistência? Quantas pessoas têm hipertrofia muscular relacionada à miostatina? Quantos nascem com um QI superior a 178? Quais as probabilidades de nascer com faixa de 5 ou mais oitavas? Ou ainda, visão de cores por tetracromatismo?". Dessa forma, com todos esses questionamentos lançados, assista o vídeo e para descobrir as respostas!

Além desse vídeo, também é possível encontrar no canal, diversas outras comparações, como tamanhos, velocidades, preços ou, qualquer coisas que seja interessante. De fato, temos pouquíssimas informações sobre a genética básica nas descolas. Contudo, mesmo as faculdades de medicina dão pouca ênfase, para esta área que hoje está revolucionando a medicina. Dessa forma, conceitos muitos simples como o que são genes e também, o que são mutações, são passados de forma errada. Além disso, estamos falando de um assunto que não é de fácil entendimento para toda a população. Por isso, vídeos, como o desse canal, podem ser extremamente interessantes e também, educativos.

Base para os dados utilizados no vídeo

Ainda na descrição do vídeo, o canal aponta que o vídeo não é cem porcento apurado. Com isso, ele se aplica apenas como um "e se?", para fins de entretenimento. De fato, não há um estudo cientificamente comprovado, nem academicamente verificado. Por isso, esses dados devem ser utilizados com extrema cautela. Uma vez que as condições científicas listadas, especialmente as marcadas com "?", podem não corresponder às mutações genéticas que os indivíduos possuem. Além disso, em pesquisas assim, ainda há um sério problema da falta de dados.

Com isso, a metodologia aplicada foi tida na base de frequência e ocorrência da Genetic Home Reference, da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos ou do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia. Dessa forma, as condições com prevalência desconhecida são calculadas com base no número de incidências on-line na população humana. Na época de publicação do estudo, estima-se que cerca de 7 bilhões de pessoas são suscetíveis a esse tipo de mutação. Além disso, mais informações sobre os dados utilizados, podem ser encontrados aqui.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest