• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vídeo mostra bola de fogo no céu de Tóquio

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      08/07/20 às 14h38
foto de destaque

Um meteoro é uma enorme rocha espacial que, ao entrar na atmosfera terrestre, pega fogo. Essa, se conseguir se chocar com o planeta, é capaz de causar uma vasta destruição. Cada rocha que cai naturalmente na Terra, torna-se de forma inevitável um meteoro, seja de maior ou menor intensidade. E, às vezes, quando eles entram em nossa atmosfera e chegam até nós, podem causar eventos espantosos e fascinantes ao mesmo tempo.

No dia 2 de julho, no céu de Tóquio, foi possível ver uma bola de fogo passando por ele por volta das duas da manhã. O meteorito brilhante ficou visível por alguns segundos. E mesmo que o tempo de visão tenha sido tão pouco pessoas conseguiram registrar esse momento.

O curador do Museu da Cidade de Hiratsuka, Daichi Fujii, conseguiu capturar a bola de fogo que estava passando pelo céu com sua câmera que estava instalada na sua casa em Hiratsuka. De acordo com o curador, a bola atravessou o céu do oeste para leste.

Além do brilho, as pessoas também disseram ter ouvido um barulho, que possivelmente deveria ser um estrondo sônico. O impacto, provavelmente, provocado pela colisão de algum asteroide pequeno na atmosfera da Terra foi capturado por algumas estações de monitoramento de infrassom que são supervisionadas pela Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

Uma dessas organizações estava a 1150 quilômetros de onde o evento aconteceu e mesmo assim conseguiu identificar a assinatura da bola de fogo em formas de onda.

Bola de fogo

Segundo a International Meteor Organization (IMO), a maior parte da região de Kanto conseguiu ver o meteoro. Essa entrada do meteoro em nosso planeta também foi registrada pelo Observatório Akeno do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Além do brilho causado por ele, as pessoas do local também disseram ter ouvido a explosão. Segundo o Japan Times, uma das pessoas escreveu em seu Twitter que quando ouviu o barulho pensou que o vizinho teria derrubado uma estante. E outra usuária pensou que o seu filho, que estava dormindo em um beliche, tinha caído da cama.

De acordo com o explicado pelo Observatório Astronômico Nacional, várias bolas de fogo são observadas todos os meses. Mas por mais que elas sejam observadas aos montes é bem raro que as pessoas possam ouvir qualquer coisa. Isso acontece graças a nossa atmosfera, que quando um objeto vem em direção ao nosso planeta ela o fragmenta.

Meteoro

Segundo os cálculos do SonotaCo Network, a duração dessa bola de fogo foi de quase sete segundos. E o ângulo de entrada dela foi de aproximadamente 38º, e a velocidade cerca de 15 quilômetros por segundo.

A IMO também fez os cálculos da energia de entrada do asteroide. E chegou ao resultado de aproximadamente o equivalente de 165 toneladas de TNT. A organização supõe que esse objeto tinha 1,6 metro de diâmetro e que sua massa seja em torno de 1,8 tonelada.

Se comparado com o meteoro que explodiu em Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, e estourou janelas, era provavelmente 10 a 20 vezes mais massivo do que esse de Tóquio.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Japan times  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+