• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vídeo mostra macaco quebrando vidro com pedra afiada em zoológico

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      30/08/19 às 14h18

Um vídeo capturado por um visitante de um zoológico na China mostra o exato momento em que um macaco, munido de uma pedra pontiaguda quebra o vidro de uma espécie de jaula. Tudo isso aconteceu apenas uma semana depois dos cientistas chineses anunciarem ter criado os primeiros embriões humanos-macacos. O que assustadora e inevitavelmente nos lembra de todo o enredo de O Planeta dos Macacos.

Mas, não se preocupem, caros leitores. Esta não se trata de uma matéria sobre teoria da conspiração envolvendo dominação mundial e primatas. Na verdade, o animal em questão é um pequeno macaco-prego de cabeça branca, alojado no Zhengzhou Zoo, na província chinesa de Henan.

Os visitantes do zoológico ficaram muito assustados quando o primata pegou a pedra e começou a bater contra a lateral do recinto de vidro. O bicho tanto persistiu nas pedradas que o vidro acabou cedendo e se quebrando. Todos ficaram ainda mais espantados, inclusive o próprio macaco, que fugiu na sequência.

"O macaco estava afiando a pedra, depois começou a bater no vidro", disse Wang, um dos visitantes do zoológico presente no momento em que tudo ocorreu. "O macaco se assustou, mas voltou a dar outra olhada e até a tocou."

Um membro da equipe de funcionários do zoológico chinês, Tian Shuliao, informou a imprensa que o animal é particularmente habilidoso no que diz respeito ao uso de ferramentas. O macaco costuma utilizar pedras para quebrar nozes, enquanto muitos outros apenas as mordem. De acordo com o que foi informado pela equipe, os visitantes e o macaco saíram ilesos de toda a situação.

Grande susto

"Este macaco é diferente de outros macacos. Ele sabe como usar ferramentas para quebrar nozes. Quando alimentamos outros macacos com nozes, eles sabem apenas mordê-las. Mas (ele) nunca havia atingido o vidro antes. Esta é a primeira vez. É vidro temperado, para nunca estilhaçar. Depois que aconteceu, pegamos todas as pedras e tiramos todas as suas 'armas'."

Os macacos-prego de cabeça branca pertencem à subfamília Cebinae. Estes animais têm grande facilidade e experiência para o manuseio de ferramentas e utilizam pedras para realizar diversas atividades há alguns milhares de anos. Elas podem servir para cavar, quebrar e partir nozes, frutas e sementes.

Segundo a Live Science, outros animais como os chimpanzés também conseguem utilizar ferramentas de pedra e até mesmo conseguem fazer suas próprias lanças. Os corvos conseguem utilizar uma ampla gama de ferramentas e suas próprias penas. Os animais marinhos, como as lontras, não ficam de foram. Elas utilizam rochas para acertar conchas de abalone e quebrá-las. Já os polvos geralmente utilizam ferramentas para defesa, como as cascas de coco como uma armadura.

A motivação por trás da ação do animal no vídeo não é de todo clara. Conforme o vídeo começou a circular nas redes sociais, as pessoas começaram a argumentar que talvez ele estivesse batendo no vidro por tédio ou por simples curiosidade. No entatno, muitas pessoas em meio aos comentários argumentaram que o animal podia estar estressado devido à vida em cativeiro. O que reacendeu todo um debate sobre a questão etica em torno dos zoológicos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+