• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vila italiana consegue acabar com novos casos de Covid-19

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      23/03/20 às 15h28
foto de destaque

A cada dia que passa, a situação da pandemia de coronavírus piora e muito no Brasil, com novos casos confirmados e mais mortes. Isso tem preocupado muito todo mundo, e não é para menos. No entanto, em meio à tantas notícias preocupantes, ainda tem como ter fé e esperança, de que tudo isso irá passa logo. No momento, a principal preocupação das autoridades é conter a disseminação do vírus, para que seja possível tratar melhor os pacientes já com a Covid-19. Um método, que tem dado muitos resultados positivos, foi usado em uma vila italiana e surpreendeu muito. Ao mesmo tempo em que a Itália vê o número de casos da doença crescer dia após dia, a vila de Vò Euganeo não registra nenhum novo caso de Covid-19 há dias.

Isso é resultado da chamada "testagem de cobertura" que, de acordo com as autoridades locais, desde que começou, fez o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus diminuir drasticamente. Isso só comprova o que a OMS já havia dito anteriormente. Aliado ao isolamento social, talvez, essa é a melhor opção para conter a pandemia.

Testagem de cobertura

Os testes em massa foram realizados como parte de um experimento da Universidade de Pádua. A equipe de pesquisadores testou todos os moradores da vila em fevereiro e refizeram o exame dias depois.

De acordo com os pesquisadores, na segunda rodada de testes, o número de resultados positivos caiu consideravelmente. De 3% foi para 0,3%, uma vitória e tanto, dada a atual situação do país. "Se eles não tivessem feito isso, Vò Euganeo teria visto uma explosão de infecções", disseram as autoridades locais.

"Você não pode combater um incêndio com os olhos vendados. Não podemos parar com essa pandemia se não soubermos quem está infectado", afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

Segundo ele, apenas o isolamento social não funciona nesse caso. "Sem saber quem está infectado, não há como combater a pandemia", disse ele.

Resultados

E não foi apenas na vila de Vò Euganeo que a testagem de cobertura deu resultados. Outro país, que tem provado a importância da testagem, é a Coreia do Sul. Lá, todos os dias, são conduzidos entre 12 mil e 15 mil testes. Enquanto isso, nos Estados Unidos, onde o primeiro caso da doença foi registrado no mesmo dia que a Coreia do Sul, apenas 25 mil testes foram feitos até o momento. A informação é do Centro de Controle e Prevenção (CDC).

"Portanto, é particularmente encorajador ver que o número de casos confirmados diariamente na Coreia do Sul diminuiu", disse Esteban Ortiz-Ospina. "O fato de a Coreia do Sul ter conseguido expandir os testes tão rapidamente mostra que é possível. Como os testes são cruciais, é importante que nos próximos dias outros países sigam o exemplo".

Isso, juntamente com o isolamento social, e as medidas básicas de higiene podem ser a solução para o problema urgente e preocupante que se tornou a pandemia de coronavírus. E você, o que acha disso? Acredita que assim poderíamos também acabar com a doença aqui no Brasil? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Galileu  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+