• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vingadores: Ultimato poderia ganhar o Oscar?

POR Arthur Porto    EM Entretenimento      08/10/19 às 18h04

A pergunta que não quer calar: é inevitável que Vingadores: Ultimato ganhe uma estatueta do Oscar? Em poucas palavras, a Walt Disney Company e a Marvel Studios esperam que sim. Afinal, na prática, parece que não há concorrência. Além disso, vale lembrar que os filmes com o selo Marvel ganham cada vez mais relevo cultural e artístico.

Em suma, a Disney e a Marvel estão pressionando para que Vingadores: Ultimato, o novo filme da franquia, seja nomeado para os seguintes prêmios da Academia: Melhor Filme, Melhor Diretor (para os irmãos Joe e Anthony Russo), Melhor Roteiro Adaptado (para os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely), Melhor Cinematografia (para Trent Opaloch), Melhor Trilha Sonora Original (para Alan Silvestri), Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Filme, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e, por fim, Melhor Maquiagem.

Parâmetro

Como há muitas produções que, certamente, irão disputar as estatuetas do Oscar, é improvável que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acabe nomeando Vingadores: Ultimato para todos os 12 prêmios que Disney e a Marvel tanto desejam. Por quê? Antes de tudo, para responder tal pergunta, é preciso avaliar todo o cenário.

Mesmo não ganhando todas as categorias desejadas, Vingadores: Ultimato pode, sim, fazer história. O filme ganhou críticas tão incríveis quanto Pantera Negra, o primeiro filme de super-herói a ser nomeado para a categoria de Melhor Filme. Além disso, Vingadores: Ultimato ganhou muito mais dinheiro nas bilheterias que qualquer outro.

Com isso, os irmãos Russo e os escritores Markus e McFeely deixaram sua marca no cenário cinematográfico. Por esse motivo, não estaríamos exagerando se pensarmos que as indicações de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado abracem o filme.

O mesmo pode ser dito para a cinematografia, mixagem e edição de partituras e sons, produção e figurino, edição de filmes e efeitos visuais, além de maquiagem e penteado. Vingadores: Ultimato recebeu diversos elogios de inúmeros críticos, por trabalhar detalhadamente infinitos recursos.

Em suma, parece mais que provável que Vingadores: Ultimato ganhe boa parte das indicações ao Oscar. Basicamente, as chances são altas. Nós estamos na torcida. Afinal, jamais um projeto de criação de universo ficcional alcançou tamanha escala como Vingadores: Ultimato.

O filme

Basicamente, são três horas de uma variedade ininterrupta de reminiscências de filmes antigos. Há também participações especiais, easter eggs, fan services, resoluções de arco e de inúmeros momentos, que nos arrancam o famoso 'UAU'.

É importante lembrar também que a produção se trata também da celebração do mito dos super-heróis, como fator essencialmente americano. Em suma, o filme é a representação de toda uma cultura, de todo um conhecimento de um universo ficcional, que foi adquirido ao longo dos anos pelos americanos e, claro, por todo o restante de fãs de quadrinhos espalhados pelo mundo.

Além disso, trazer à tona toda uma cultura, e em três horas de filme, não é fácil. Não é à toa que Vingadores: Ultimato foi um projeto caríssimo. Para tal, a produção, certamente, superou os US$ 250 milhões investidos nos títulos anteriores.

O resultado não poderia ser outro. Por possuir ampla noção das exigências, os diretores Joe Russo e Anthony Russo, além do produtor Kevin Feige, o longa fez questão de entregar um produto muito bem sucedido em suas distintas necessidades. Não há estripulias narrativas ou grandes transformações na estética consagrada, até então.

Agora, é torcer.

Próxima Matéria
Via   looper     Adoro Cinema  
Imagens Adoro Cinema
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+