• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você acorda no mesmo horário durante a noite frequentemente? Isso pode dizer algo sobre sua saúde

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      06/11/19 às 12h16

Todos nós já enfrentamos algumas noites de insônia, ao longo da vida. Ou, quando conseguimos finalmente pegar no sono, de repente, acordamos e não conseguimos mais dormir. Algumas pessoas acabam experimentando esse tipo de situação repetidas vezes. Elas acordam e, ao olhar para o relógio, percebem que despertaram no mesmo horário da noite anterior. Cria-se uma espécie de padrão.

Entretanto, diante do forte incômodo que isso ocasiona, vocês já se perguntaram porque isso acontece? Por que seu corpo decidi acordá-lo, em um período/momento específico de seu sono? Certamente, há uma razão para isso.

Nosso corpo possui um ciclo interno de vigília e sono. A quantidade de sono e os horários podem variar de pessoa para pessoa. Além do mais, isso vai mudando com a idade. A maioria das pessoas passa a precisar de menos sono, conforme envelhecem. Enquanto dormimos, o nosso corpo passa por muitos estados de atividade.

Assim, quando acordamos no mesmo horário todas as noites, teoriza-se que o corpo está sinalizando algo sobre um órgão ou função especifica, que mereça a nossa atenção. Tal conceito tem raízes na medicina tradicional chinesa. Em suma, ela liga horas do dia à partes do corpo e estados emocionais. Pensando nisso, abaixo, preparamos uma lista com alguns horários e períodos de sono e vamos dizer que acordar, nesses horários, pode dizer sobre nossa saúde. Confira!

21:00 - 23:00: tireoide

Caso você esteja acordando durante esse período, isso pode significar problemas relacionados à tireoide. Nos estágios iniciais do sono, é onde se passa o processo de nosso reequilíbrio endócrino. Dessa forma, caso você esteja acordado neste período do tempo, algo pode estar sendo bloqueado.

Se você tem problemas para dormir cedo, isso pode estar relacionado à dificuldade de se acalmar o suficiente para dormir. As glândulas suprarrenais são responsáveis pelo hormônio de luta ou fuga, a adrenalina. Assim, acordar neste período, pode indicar que algo precise ser confrontado.

23:00 - 01:00: vesícula biliar

A vesícula biliar produz a bile, que é necessária para a digestão e absorção de nutrientes. Apesar de meio desagradável, a substância é muito necessária. Porém, se você estiver acordando durante esse período, pode significa que algo está irritando sua vesícula biliar.

A medicina tradicional chinesa associa a vesícula biliar à ansiedade e à guarda de ressentimentos em relação as coisas. Em outras palavras, acordar durante esse período, também pode significar que algo lhe incomoda e lhe deixa ansioso.

1:00 - 3:00: fígado

Entre 1:00 e 3:00 da manhã, nosso corpo está se limpando. Ou seja, removendo os resíduos do sangue e de outros tecidos. O fígado é o órgão responsável pela desintoxicação e, por isso, foi associado a tal período noturno. Acordar, durante tal período, pode significar problemas ao processar emoções negativas e na liberação das mesmas. Talvez, seja bom considerar beber mais água e reduzir o consumo de cafeína.

3:00 - 5:00: pulmões

É durante esse período que o sangue e oxigênio são bombeados para os músculos, reabastecendo as células com oxigênio vital. Isso garante que eles se recuperem depois de serem utilizados durante todo o dia. A medicina tradicional chinesa relaciona os pulmões com o sentimento de perda e tristeza. Dessa forma, se você costuma acordar durante esse período, pode significar que você está se sentindo vazio após uma perda e não está recebendo a reposição emocional de que precisa.

5:00 - 7:00: intestino grosso

O intestino grosso, assim como o fígado, limpa os resíduos do corpo. Caso esteja acordando durante esse período, principalmente se estiver com a necessidade de usar o banheiro, isso pode significar que algo esteja acontecendo no seu intestino grosso. Acordar durante tal período foi relacionado com a necessidade de você precisar reavaliar o que está sendo deixado de lado em sua vida e o que deve ser deixado para trás.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+