icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Você conhece o código de segurança máxima da CIA? Tente desvendá-lo

POR A redação    EM Curiosidades      28/04/16 às 12h35
capa do post Você conhece o código de segurança máxima da CIA? Tente desvendá-lo

Todos os anos centenas de novos mistério são resolvidos pelos mais diversos tipos de cientistas, porém, um mistério, que não é tão velho, vem assombrando o mundo por sua imensa dificuldade. Em 1988, um artista chamado Jim Sanborn fez uma escultura na sede oficial da CIA (Central Intelligence Agency em português "Agencia Central de Inteligencia"). E não foi uma escultura qualquer, o artista colocou em seu monumento várias letras que parecem apenas letras colocadas de forma aleatória, mas não é bem assim.

A escultura "Kryptos" como você pode na foto abaixo, parece uma bandeira dividida em quatro partes. Ela é feita em vários materiais e tem como principal material o cobre. Essas quatro partes divididas, como dito antes, tem letras que parecem ser aleatórias mas escondem um verdadeiro mistério por trás delas. E para complicar ainda mais, cada parte tem que ser decriptada utilizando uma forma diferente, ou seja, cada uma tem seu segredo.

Como deve ser resolvida

A imagem abaixo retirado do site Wired, mostra como essa escultura de ser resolvida. Os quadrados do lado esquerdo são o código e as do lado direto são as chaves.

A parte que falta

Não pense que o mistério até hoje permanece 100% sem resolução. Até agora, já foram descobertos 3 das quatro partes. Um grupo de jovens da NSA (Agência de Segurança Nacional) conseguiram resolver os três primeiros facilmente. Outra pessoa que também conseguiu resolver os três primeiros problemas foi um analista de CIA que utilizou apenas papel e caneta e 400 horas do seu almoço. Mesmo sendo resolvidas, é muito complicado entender o segredo por trás dessas letras embaralhadas.

A primeira parte tem escrito uma poesia de Jim que mesmo sendo resolvida não foi muito compreendida.

A segunda parte diz que algo está enterrado fazendo várias referências a inciais de um nome. Essas duas primeiras partes, foram resolvidas utilizando o método Vigenère, que é quando você decifra algo utilizando uma palavra chave.

Já a terceira foi decifrado pelo método de tranposição, e traz um citação de um livro do arqueólogo Howard Carter. O livro em questão é "A Tumba de Tutancâmon". Bem intrigantes não é.

Quarta parte

Muitas pessoas ainda tentam descobrir esse mistério que já tem quase 30 anos. Jim Sanborn soltou algumas dicas aqui e ali mas nenhuma até agora fez com que alguém solucionasse o mistério que está no pátio da CIA. Ele diz que existem várias referências para a solução da quarta parte, nas três primeiras partes. Além de ter alguma relação com um relógio específico localizado em Berlim e também pode se relacionar com Berlim.

Segundo o escultor em uma entrevista, as letras 64° a 69° letra significa "BERLIM". Depois em outra entrevista ele informou que as letras 70° a 74° significam "CLOCK". E só depois disso tudo ele disse que era melhor ele verificar um relógio particular em Berlim, o que é uma péssima dica já que temos muitos relógios peculiares em Berlim.

O mais engraçado é que pensávamos que além dele, dois homens de cargo alto da CIA sabiam do mistério, inclusive um deles ajudou a fazer o mistério. Mas nós estávamos enganados. Segundo o artista da escultura, ele acabou enganado os dois e isso torna o mistério ainda mais secreto.

E aí, o que achou desse grande mistério? Sera que realmente existe algo enterrado em algum lugar que vale muito dinheiro ou seja muito importante para o mundo? Jim Sanborn é um verdadeiro brincalhão e adora brincar com as pessoas, e se ele morrer o mistério provavelmente vai morrer com ele. Comenta ai.


Próxima Matéria
Via   Popular Mechanics     MNN     Wired  
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest