• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você consegue encontrar os animais nessas imagens?

POR André Quincas    EM Entretenimento      28/12/15 às 16h32

A habilidade de se camuflar é necessária para a perpetuação de algumas espécies. O animal mais popular com essa habilidade é o camaleão. Você conhece aquele bicho que muda de cor e tem rabo enrolado, mas existem outros. Camaleão é o nome dado a todos os Chamaeleonidae. Eles são os melhores na camuflagem e suas mudanças de cores são mais do que mecanismo de defesa. Elas também indicam humor, temperatura etc.

Alguns animais são capazes de se camuflarem com o meio em que vivem. Outros assumem o aspecto de objetos e formas que compõem o meio. A camuflagem ajuda tanto à presa quanto ao predador. A presa se esconde mais facilmente do predador com esse recurso e o predador recorre a ele quando deseja fazer um ataque surpresa.

A camuflagem que possibilita ao animal assumir a cor do ambiente em que se encontra chama-se "homocromia". A modalidade em que o animal imita formas e compõe o meio chama-se "homotipia". Em quanto tempo você consegue identificar os animais nessas imagens?

byi6ic3jink1cqnl0tdy cb1tob15orzlko7r2b4w

Na primeira imagem você vê uma lagartixa-satânica-cauda-de-folha. Ela se alimenta de grilos, moscas, aranhas, barata, caracóis e até ratos. É caçada por pássaros, cobras e ratos também. Na imagem seguinte é um bicho-pau, que é muito parecido com um pedaço de madeira ou um graveto, por isso são sempre confundidos como tal. Eles pertencem à família Phasmatodea e nem precisam fazer muito esforço para se camuflarem.

vut79kw5sz0cabjeqkvb

Esse é o urutu, também chamado de pássaro fantasma ou pássaro-pau. Quando ele detecta um predador por perto, põe seu bico pro alto, aperta os olhos e fica completamente imóvel em linha reta. Eles têm um um recurso único chamado "olho mágico", que são fendas na pálpebra superior que os permitem observar os arredores mesmo quando estão de olhos fechados. Na foto você vê dois urutus. O maior está protegendo seu filhote que está  escondido no galho da árvore.

lalhh3beo9jpudsc1ffg d0k9t8om4xnwkiogsu15

Consegue ver a Euthalia Aconthea ali, sobre a folha verde? Esse é o nome da lagarta indiana que desaparece nas folhagens. Os espinhos que cobrem seu corpo são confundidos com as "nervuras" das folhas. Abaixo temos uma versão "piorada" da lagartixa-satânica-cauda-de-folha. É a lagartixa-rabo-de-folha-com-musgo. Sim, é esse nome mesmo.

A seguir temos uma versão do meme "ache o gato". É o "ache o sapo". Encontre os répteis nas imagens abaixo.

xa7akoejx8d2rigwagtz vviopnqc4ndslczavidr

Estes sapos são exemplos do uso da camuflagem mimetista, que é usada tanto para caçar quanto pra se proteger de predadores. Para caçar eles se posicionam em meio às folhas mortas do ambiente em que vive. A pele verruguenta facilita a semelhança com troncos e os fazem passar despercebidos pelos predadores.

Exemplificando melhor o mimetismo, nele os animas assumem a semelhança com outros bichos ou coisas que não são apreciadas por seus predadores. Esse é o caso do "sapo de árvore" do Equador. Ele se disfarça de excremento de passarinho, pois não é comestível e não chama atenção. O "sapo com ocelos" protege-se virando as costas para o predador e mostrando os dois grandes olhos falsos que tem nas costas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conhece outros mestres dos disfarces presentes na natureza? Mande aí nos comentários e nos diga, qual você demorou mais pra localizar nas imagens?

Não encontrou os bichos? Nós te mostramos.

byi6ic3jink1cqnl0tdy-600x339 cb1tob15orzlko7r2b4w-600x438 d0k9t8om4xnwkiogsu15-600x400 lalhh3beo9jpudsc1ffg-600x450 rdagy8ixh3nr8wszexyb-1 vut79kw5sz0cabjeqkvb-600x463 vviopnqc4ndslczavidr-600x450 xa7akoejx8d2rigwagtz-600x395

Próxima Matéria
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+