• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você consegue resolver esse desafio de lógica?

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      31/05/16 às 22h26

Quando estudamos Lógica no ensino médio a vemos apenas na área matemática mas, na verdade, seu início se deu na Filosofia. Foi criada por Aristóteles, no século IV a.C. Se trata de uma parte da Filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. Tem como objetivo estudar as o pensamento humano e diferenciar as interferências bem como os argumentos certos de errados.

Porém, a Lógica moderna, como a conhecemos hoje, se trata de um cálculo simbólico, se tornou formal pelo fato de se preocupar cada vez menos com os conteúdos materiais das preposições e operações intelectuais do conhecimento. Essa linguagem formal se deu através da busca por ela mesma, se baseando em modelos matemáticos, ao contrário da linguagem cotidiana.

Tendo em mente que a matemática é formada por entes que derivam das idealidades produzidas pelo pensamento e/ou intelecto, reproduz um conjunto rigoroso de regras, princípios, normas e operações para a criação de números, figuras, cálculos, símbolos...

O teste abaixo te ajudará a avaliar seu raciocínio lógico. Um gênio resolve esse problema em apenas 10 segundos; Bill Gates disse ter resolvido em 20; alunos da Universidade de Harvard em 40. Se você conseguir encontrar a solução para este teste em dois minutos, sinta-se intelectualmente bem dotado, pois estará entre os 15% da população que possuem esse intelecto. Já 75% das pessoas que tentaram, só conseguiram resolver quando lhes foram dada uma dica.

A pergunta é bem simples: Qual figura não faz parte do conjunto?

1

Resposta

Explicação: Provavelmente a primeira imagem que você acreditou não fazer parte do conjunto foi o quadrado verde. Mas, e o único círculo? Talvez o pequeno quadrado? Ou a única forma sem bordas?

Durante o processo de eliminação você poderá perceber que a única forma que não faz parte do conjunto é a da esquerda, o quadrado vermelho com borda. E a explicação para isso é a mais óbvia, pelo simples fato de que ela não é diferente.

Exatamente, ela se torna especial por não ser especial.

Então pessoal, conseguiram resolver o teste? Acertaram? Caso sim, parabéns e continuem fazendo um ótimo proveito de suas habilidades lógicas. E, caso não, não desanimem, continuem praticando e desenvolvendo seu intelecto.

Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+