• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você é capaz de resolver o problema conhecido como desafio de lógica mais difícil da história?

POR PH Mota    EM Entretenimento      23/02/17 às 19h00

Se você está aqui, certamente é porque gosta de um bom desafio para a mente. Como o que temos para hoje é realmente complicado, vamos logo para a apresentação dele.

Imagine que você caiu numa terra desconhecida e foi recebido por três deuses alienígenas que podem te ajudar a retornar para casa em segurança? A questão foi proposta pelo especialista em lógica Raymond Smullyan e popularizada por George Boolas, sendo considerado o desafio de lógica mais difícil da história.

Aproveita para tentar resolver 8 enigmas alucinantes que você não vai conseguir resolver e 19 perguntas de "O que é, o que é" que irão testar sua capacidade de raciocínio.

Charada

Três deuses alienígenas V, F e A estão posicionados em linha. V sempre fala a verdade, F sempre fala mentira e A dá respostas aleatórias. A sua tarefa é determinar quem é quem, fazendo três perguntas de respostas sim ou não para penas um deles. Os deuses entendem as suas perguntas, mas respondem na própria língua, utilizando a palavra OZO ou ULU, para sim ou não. O problema é que você não entende qual o significado de nenhuma das respostas.

E aí, será que você é capaz de encontrar as perguntas que deve fazer?

O escritor Alex Gendler explicou como resolver o complicado desafio.

Raciocínio

Para responder ao desafio é preciso tentar incluir as próprias palavras que você não conhece o significado nas perguntas, tentando abstrair algum sentido das respostas a partir daí. Além disso, é possível acrescentar uma hipótese na questão, ajudando na missão. Por exemplo a partir da pergunta "Se eu perguntasse se 2+2 é igual a 4, você responderia OZO?"

Caso OZO signifique sim, o alienígena que fala a verdade, deveria confirmar a resposta, respondendo OZO, como foi perguntando. Por outro lado, o que fala a mentira, iria pensar na resposta negativa, mas ao mentir acabaria repetindo a mesma coisa que o honesto, OZO.

Por outro lado, se OZO quiser dizer não, o que fala a verdade não poderia confirmar a hipótese, precisando negar e também respondendo OZO.

Pode parecer confuso, mas a resposta envolve uma clássica estrutura lógica e matemática. Em ambos os casos, com duplo positivo ou duplo negativo, a resposta termina num positivo. É o mesmo principio lógico que se aplica a cálculos matemáticos de multiplicação com números positivos ou negativos, por exemplo.

Infelizmente, isso ainda não nos ajuda com o aleatório.

Solução

A partir dessa lógica, vamos conseguir definir as três perguntas possíveis. Vamos utilizar a primeira delas para identificar um alienígena que com certeza não é o A, que não nos ajuda em nada. A partir daí, vamos determinar se ele é V ou F e, sabendo disso, identificar os outros dois.

Sendo assim, a primeira pergunta deve ser feita para o deus alien do centro da fila e deve ser: "Se eu perguntasse se o alien a sua esquerda é A, você responderia OZO?".

Se a resposta for OZO, existem duas possibilidades.

Ou você está falando com o próprio deus A - o que não resolve o nosso mistério - ou está falando com V ou F. Como já percebemos, caso eles respondam OZO, isso gera um positivo, mostrando que a sua hipótese está correta. Nas duas situações, nós conseguimos determinar que o alien da direita com certeza não é A. Caso a resposta seua ULU, o princípio é o mesmo, mas o alien descoberto será o da direita.

A próxima pergunta deverá ser feita para o deus que você tem certeza que não é A, é deve ser: "Se eu te perguntasse se você é F, você responderia OZO?"

Como voce sabe que a resposta não será aleatoria, uma resposta OZO diz que ele é mesmo F, enquanto uma resposta ULU indica que ele é V.

Agora que voce sabe a identidade dele, basta perguntar "Sse eu perguntasse se o alien do centro é o A, você diria OZO?" e a partir desse processo você eliminaria o alien restante, descobrindo a identidade de todos eles.

Ufa, complicado não? Mesmo escrevendo isso tudo, ainda foi difícil entender de primeira, então tenta organizar o pensamento várias vezes e você também vai conseguir compreender.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+