icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Você lavou a sua mão do jeito errado a vida inteira

POR Mateus Graff EM Curiosidades 20/04/16 às 15h54

capa do post Você lavou a sua mão do jeito errado a vida inteira

Lavar as mãos é um hábito que provavelmente todas as pessoas tem, seja lavar antes de comer, ao sair do banheiro e sempre que precisar. Os médicos dizem que é importante lavar as mãos porque elas são as principais vias de transmissão de vírus, e por isso, a lavagem correta das mãos pode evitar o desenvolvimento de uma série de doenças, como herpes, resfriado e conjuntivite, por exemplo. Já conhece a nossa matéria sobre como vai ser a nossa vida depois deu o limite de internet começar?

Lavar as mãos também é muito importante no caso de epidemias, como a gripe A, pois as mãos podem ser um meio de transmissão do vírus e consequentemente, causa a doença. Lavar as mãos pode nos ajudar a ficar saudáveis e reduzir a propagação de germes.

Mas se vocês acham que apenas lavando as mãos com sabão na torneira é o suficiente, vocês estão redondamente enganados. Se você quiser deixar sua mão realmente limpa, existe uma técnica de lavagem das mãos de seis passos que vocês devem experimentar. A técnica foi promovida pela Organização Mundial da Saúde, e agora, foi cientificamente provada que é a maneira mais eficaz para lavar as mãos. Já viu como eram as cirurgias plásticas no passado?

De acordo com um estudo publicado pela revista Infection Control & Epidemiologia Hospitalar, o método promovido é mais eficaz na redução de bactérias do que a estratégia de lavar as mãos com três etapas, sugerida pela Centers for Disease Control (CDC).

Pesquisadores de Glasgow Caledoniai University, observaram 42 médicos e 78 enfermeiros de um hospital, em Glasgow. Após a divisão dos seus voluntários em dois grupos, ambos iam lavar as mãos com uma solução à base de álcool para depois serem analisados. Os pesquisadores descobriram que a técnica de seis etapas reduzia as bactérias um número consideravelmente alto em comparação a técnica de três passos.

Eles declararam o seguinte: "O estudo fornece a primeira evidência de um estudo randomizado controlado que a técnica de seis passos é superior, de modo que estes documentos de orientação internacionais devem considerar que essa evidência serve para as organizações de saúde,  que estão utilizando a técnica de três etapas."

Investigadores também descobriram que a técnica de seus passos precisa de 15% a mais (inferior a 10 segundos) do que a de três etapas, e que em geral, muitos voluntários do teste tiveram mais dificuldade para fazer a técnica de seis etapas. No entanto, mesmo sendo mais trabalhosa, eles argumentaram que esse é o jeito mais eficaz para se certificar de que suas mãos estão limpas.

Bom, pode parecer chatura essa coisa de lavar as mãos da maneira certa, mas acreditem, nos locais onde as pessoas trabalham com saúde e em caso de uma epidemia como a da Gripe A, lavar as mãos da maneira mais eficaz pode ser fundamental para a nossa saúde. Então, caros amigos, confiram no vídeo abaixo a maneira certa de lavar as mãos:

Acharam a técnica complicada? Com certeza ela pode nos ajudar a ficamos mais limpos. Deixe seu comentário.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest