• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você não vai acreditar para que serve esse robô nariz bizarro

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      28/01/20 às 22h13

Recentemente, um aparelho, um tanto quanto peculiar, chamou a atenção de diversos leitores. Sendo uma espécie de arma acoplada no nariz, você já pode reconhecê-lo da ficção. Afinal, para que serve esse robô nariz bizarro?

Na série animada "Futurama", existe o "cheiroscópio". Também conhecido como Smell-O-Scope, o dispositivo, inventado pelo Professor Farnsworh, é capaz de detectar odores. Contudo, na vida real, ele também existe e um novo uso foi recentemente descoberto para o aparelho.

Robôs podem sentir cheiros?

Assistindo ao desenho Futurama, podemos, facilmente, rir das invenções do professor Farnsworth. Em um dos episódios, por exemplo, ele inventa o Smell-O-Scope. Mas afinal, qual seria a utilidade de um objeto que mede e detecta cheiros. Pelo menos, no desenho, o aparelho é bastante útil, para as bizarrices do episódio. Contudo, na vida real, o aparelho existe, desde o final dos anos 1960.

Os detectores de cheiro, chamados de olfatômetros, podem ser encontrados em diversas versões. Atualmente, o mais popular é o Nasal Ranger Field Olfactometer, que funciona como na ficção. Por meio de uma máscara, a pessoa que o usa inspira, e em seguida, o nível do odor é mostrado. Dessa forma, a maneira como sentimos os cheiros é logarítmica, como se fossem níveis decibéis. Nesse caso, o nosso senso de "olfato" não o segue linearmente. Por isso, nosso olfato não é tão preciso, e às vezes, pode "nos enganar". Muitas pessoas podem não levar a sério o dispositivo. Mas seus operadores são, de fato, muito sérios.

Ao redor do mundo, departamentos de saúde ambiental, estações de tratamento de água, aterros sanitários e até mesmo departamentos de polícia, acionam o Nasal Ranger, quando há "algo cheirando mal". Dessa forma, medir a intensidade de um odor pode ajudar a localizar a fonte do problema. Ou ainda, pelo menos, identificar quem estaria infringindo a lei. Entretanto, o dispositivo não é tão fácil de ser encontrado e por isso, não é dos mais baratos. Criado pela empresa St. Croix Sensory Inc., ele custa, em média, cerca de U$3.400. Atualmente, esse valor chega a cerca de 14.000 reais se convertidos.

Aparelho usado para detectar o uso ilegal de maconha

Recentemente, a cidade de Bessemer, na Península Superior de Michigan, achou que seria uma boa ideia investir no aparelho. Embora o uso recreativo de maconha seja permitido no estado, os indivíduos estão limitados ao número de plantas que podem cultivar. Contudo, o forte odor da cidade indica que as pessoas podem não estar seguindo essa regulamentação. Dessa forma, as autoridades esperam detectar a origem das substâncias ilegais, que estejam nas redondezas.

Para operar o dispositivo, operadores precisam se qualificar como "farejadores". Além disso, os usuários precisam possuir uma máscara personalidade para o nariz. Com isso, o Nasal Ranger utiliza um tipo de vedação hermética. Aos poucos, oficiais da lei estão sendo treinados na cidade para manipular o dispositivo. De acordo com o prefeito da cidade, boa parte da população está preocupada com o uso do "telescópio nasal". No entanto, ele está animado com a nova tecnologia e espera que ela possa resolver seu problema.

Para os que ficaram curiosos com o aparelho em "Futurama", aqui está um pequeno trecho da animação.

Próxima Matéria
Via   Mental Floss     Cracked     Popular Mechanics  
Imagens CBS Denver Oddee
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+